Moda e Beleza

Tratamentos de salão de beleza para fazer em casa

Se falta tempo (ou dinheiro) para os cuidados semanais, alguns segredinhos podem fazer um bem danado

Tratamentos de salão de beleza para fazer em casa

É difícil encontrar uma mulher que não goste de dar aquela passadinha semanal no salão, marcar uma horinha de estética para uma boa drenagem linfática, dar um trato no cabelo...

Afinal, cuidar das unhas, dos fios e do corpo faz um bem danado para a alma e joga a autoestima lá para cima, não é?

Acontece que, com toda a correria do dia a dia – e vamos combinar que 2016 já começou com tudo –, nem sempre é possível reservar tempo para o cuidado profissional.

Pensando nisso, e também na economia que você pode fazer especialmente nessa época do ano, tão conhecida por concentrar mensalidades, contas e tributos, conversamos com experts para reunir dicas simples e tratamentos que você mesma pode fazer em casa, com a mesma qualidade do salão. Confira!

1. Lixar, hidratar e esmaltar as unhas

Para aparar e manter o formato certinho, seja quadrado ou oval, não deixe de manter uma lixa em casa e na bolsa – o tamanho míni sempre quebra um galhão. O investimento numa boa lixa é baixo e basta escolher entre modelos de papelão, de vidro ou aquela versão mais gordinha, tomando cuidado de usar a parte mais lisa nas unhas das mãos e a mais grossa, no pé.

“Em casa, é importante hidratar muito as cutículas com creminhos”, comenta Natália Mello, consultora da Cosmopolish. Além disso, você também pode esmaltar as próprias unhas e empurrar as cutículas com uma espátula - procure não tirá-las com alicate para evitar machucados.

2. Cabelo de praia e penteados estilosos

Você já pode ter voltado à rotina, mas o verão ainda está no auge, então não deixe de incorporar a estação nos fios. “Use um spray de sal para deixar o cabelo com ondas mais bagunçadas, como quem acabou de voltar da praia”, propõe o hairstylist e diretor criativo Rodrigo Lima, do Circus Hair.

“Vale abusar da criatividade com penteados fáceis de montar, como coques, tranças e presos mais bagunçadinhos, além de investir em acessórios para deixar o visual diferente a cada dia e, se acordar com preguiça, só passar uma pomada para fazer um estilo rock’n'roll”, propõe Rodrigo. E você que pensava que penteado com aquele superestilo não dava para reproduzir em casa, hein? 

3. Hidratar e limpar a fundo os fios

Para Rodrigo, hidratação e limpeza são dois tratamentos fundamentais e superpossíveis de serem feitos em casa. “É importante hidratar periodicamente os fios para ficarem mais brilhosos e usar xampu de limpeza uma vez na semana para retirar o excesso de produtos acumulados no cabelo”, orienta.

Faça uma visita à perfumaria, ao supermercado, a um site de produtos de beleza e escolha entre a infinidade de cremes de hidratação e xampu antirresíduos. Dos mais simples às linhas profissionais, há opções para todos os bolsos – não há desculpa para não reservar um dia e tratar seu cabelo com carinho especial. Para ter efeito, siga direitinho as instruções do rótulo.

4. Lavar o cabelo a seco

Aposte na dica do hairstylist: use xampu a seco no dia em que você estiver atrasada. Hoje há diversas marcas no mercado, especialmente nas perfumarias. Os produtos oferecem cores iguais ou bem próximas a cada tom de cabelo. Um pouco de spray na raiz e pronto: alívio imediato para aquele dia em que você sabe que não vai dar para lavar o cabelo, muito menos marcar uma escova express.

5. Esfoliar a pele do rosto e do corpo

Se você só lembra que existe esfoliação quando visita a esteticista, repense e pesquise já as opções de esfoliante de rosto e corpo no mercado. Entre 1 e 2 vezes por semana, procure esfoliar a pele.

“O procedimento deixa a pele mais macia, estimula a renovação celular e ajuda na absorção de outros produtos”, diz Daniele Ribeiro, especialista em saúde da mulher e dermatofuncional, da clínica Bella Forma Estética.

6. Alimentação, hidratação e malhação

Sim, isso também é tratamento de beleza! Daniele conta que não há complemento melhor para qualquer intervenção estética que alimentar-se com equilíbrio, prestar atenção na regularidade da ingestão hídrica diária e praticar exercícios físicos. E tudo isso pode sair mais barato do que você imagina.

Para economizar no supermercado, priorize os vegetais da estação, as promoções de carnes leves e magras e trabalhe a mente para começar a trocar o investimento em besteiras (como salgadinhos, doces e guloseimas cheias de açúcar) por oleaginosas, chocolate amargo, farinha de linhaça, iogurtes leves e saborosos.

Lembrar-se sempre de tomar água e praticar uma caminhada leve ou corrida na rua são “tratamentos” superbaratos que vão te fazer sentir melhor, combater o inchaço e potencializar qualquer outro procedimento de salão ou clínica que você estiver fazendo. O importante é sentir-se bonita e saudável todo dia, em todo lugar.

Lembrete especial: filtro solar

Está aí um tratamento diário simples, conhecido como o maior responsável pela prevenção do envelhecimento, mas superfácil de ser esquecido! “O uso do protetor solar diário vai te deixar muitas vezes mais protegida contra os raios UVA e diminui o risco do aparecimento de manchas”, lembra Daniele.

Não vale só usá-lo na praia, viu? Procure utilizar no rosto os produtos com os fatores de proteção mais altos, e não se esqueça de aplicar protetor corporal em todas as áreas expostas.

Há opções de todos os preços e, acredite, sairá infinitamente mais em conta prevenir manchas, marcas e rugas do que recorrer a tratamentos mais complexos mais tarde. Sem contar que o sol tem efeito cumulativo. Ou seja, é melhor e mais certeiro, prevenir que remediar.

(Foto: Getty Images)