Moda e Beleza

Truques para parecer mais jovem

Sim, algumas dicas bem práticas vão te fazer dar aquela rejuvenescida no visual, sem muito esforço

Truques para parecer mais jovem

Já reparou que algumas pessoas parecem muito mais velhas ou mais novas do que realmente são?

O segredo é apostar em pequenos truques de moda e beleza que são capazes de tirar alguns “aninhos” do seu look – e tudo isso sem muito esforço.

Separamos 11 das dicas mais legais para te ajudar nessa tarefa. Confira:

Viva a tesoura!

“Cortes curtos são ótimas opções para conferir jovialidade ao visual, mesmo quando a mulher decide assumir ou já possua os fios grisalhos”, indica a beauty artist Hasami Futigami, do Jacques Janine. Se o seu cabelo for fino, invista num estilo que dê mais volume e movimento, como o short bob, que oferece mais volume no topo e laterais da cabeça, ou o messy hair, para deixar o cabelo mais cheio por ser um estilo bagunçado. Já fios volumosos ficam melhores com um corte desconectado, como o pixie hair ou chanel desfiado.

Franjinhas são aliadas

As franjas são uma boa opção para quem não quer cortar todo o cabelo, além de serem ótimas para disfarçar detalhes que não gostamos. Com uma versão reta e acima da sobrancelha, você pode ocultar as ruguinhas perto dos olhos. Essa opção, segundo a especialista, também permite criar um visual romântico com ar retrô, sendo uma perfeita alternativa para rostos finos. Porém, é preciso muita personalidade para aderir ao estilo. Caso contrário, esse corte pode deixar a mulher com um ar infantil.

No salão de beleza

Para completar a produção, Hasami aconselha investir em mechas tom sobre tom em relação à cor da raiz, perfeitamente distribuídas e voltadas ao topo e à lateral da cabeça. Mas atenção: não escolha nada muito chamativo! “Esse truque dá luminosidade, disfarça os brancos e traz mais movimento ao corte. As mulheres acima de 30 anos podem usar sem medo!”, garante ela.

Limpeza diária

Dormir de maquiagem pode prejudicar – e muito! – a sua pele. Por isso, mantenha uma rotina diária de hidratação, limpeza e tonificação no rosto. Esse ritual melhora a textura e a aparência da pele sem custar muito no bolso.

Make ideal

Nos olhos, você pode fazer um esfumado em tons de champanhe para valorizar o olhar, iluminando a margem acima do côncavo e finalizando com diversas camadas de máscara para cílios. 

Base certa faz toda diferença

Outro segredo é apostar numa base que ofereça pouca, média ou alta cobertura, dependendo dos sinais da sua pele. Se estiver com marcas da idade muito evidentes, por exemplo, aposte na alta cobertura. Em seguida, borrife água termal para aumentar a duração da maquiagem e manter a pele hidratada.

O efeito dos batons

Na boca, o ideal é usar batons hidratantes, que destacam os lábios e diminuem as linhas. “Evite aqueles com acabamento matte, pois podem dar um efeito craquelado e desvalorizar os lábios”, revela a beauty artist Hasami Futigami.

Penteados que trabalham ao seu favor

Fuja de arrumações muito clássicas, como topete alto ou presos superjustos, que podem envelhecer o visual. Em compensação, invista em coques desestruturados, tranças e penteados em efeito cascata, que não são presos de maneira uniforme, dando movimento ao cabelo e rejuvenescendo. Outro truque é não jogar a franja para trás, pois isso proporciona um ar muito sério, sisudo e sem movimento.

Alquimia amiga

Tem um festa à noite e quer parecer mais jovem imediatamente? O farmacêutico e especialista em cosmetologia Maurizio Pupo indica o uso de um preenchedor com peptídeos de colágeno para ganhar um lifting imediato e reduzir as rugas da pele em questão de minutos. “Escolher um sabonete peeling com ácido glicólico também pode fazer milagres instantâneos numa pele mais oleosa e escurecida pela deposição de células mortas”, garante ele.

Tons democráticos

Opte por cores de maquiagem que valorizem a tonalidade natural de pele. A consultora de imagem Luciana Ulrich alerta que, na maioria das vezes, escolhemos os tons de make e cabelo pensando na tendência ou porque vimos um produto em alguém, sem analisar a própria cor da pele e o que cai bem nela.

“Perceba quais cores você usa e que deixam sua pele com aspecto saudável mesmo sem maquiagem, minimizando manchinhas e olheiras. Já os tons que não combinam com a sua pele trazem efeitos negativos: denunciam manchas, olheiras e deixam a pele com cara de cansada”, conta.

O poder dos acessórios

Lembre-se de que acessórios sempre trazem um ar mais jovem ao seu visual. Para tanto, escolha peças atuais e coloridas. Segundo Luciana, as tendências da estação são as pulseiras em acrílico e com esmalte colorido, os tênis, flatforms (sandália plataforma de base reta) e oxfords – de preferência em tons metalizados. Por fim, bolsas coloridas também podem conferir juventude ao look.

(Foto: Getty Images)