Moda e Beleza

Tudo sobre gel nas unhas

Por Karen Bachini

Alongamento ou esmaltação? Descubra mais sobre essa novidade dos salões que promete deixar as nossas mãos mais lindas do que nunca e por muito mais tempo!

Tudo sobre gel nas unhas

Eu sempre falo aqui em Babble que manicure nunca foi meu forte e que comecei a pintar as unhas bem tarde... Na verdade, acho que há uns 2 anos mais ou menos. Não é que eu não achasse bonito, viu? Sempre achei lindo uma mulher com unhas coloridas e bem cuidadas, mas para mim esse processo era muito cansativo.

As minhas unhas, além de curtinhas, são muito fracas e moles - então eu podia passar o esmalte mais lindo do mundo que no dia seguinte ele já teria descascado bastante.

Hoje é muito difícil me ver sem esmalte, estou quase sempre com as unhas pintadas de preto, meu tom favorito para a esmaltação!

Mas, por incrível que pareça, a minha unha continua fraquinha e pouco resistente. O que mudou mesmo foram os esmaltes, agora também disponíveis na versão em gel.

Existem duas formas de aplicar gel nas unhas, ambas embelezadoras: a primeira é o esmalte em gel, esse que eu viciei e não troco por nada.

A fixação dele é excelente, quase não descasca e muitas vezes as unhas ficam bonitas por mais de uma semana - geralmente eu troco a esmaltação porque a unha cresce e as cutículas ficam feinhas.

Os esmaltes em gel costumam precisar de aplicação e remoção na manicure, porque eles só secam quando expostos à luz UV e só são removidos com produtos específicos. Sim, a acetona que a gente está acostumada não o tira.

Eu viciei tanto nessa técnica que acabei comprando em uma viagem um kit com a câmara de luz e todos os outros itens necessários para pintar as unhas com esmaltes em gel em casa, mas isso não é comum. Na maioria das vezes, quem gosta desse tipo de esmaltação procura salões de beleza especializados.

Hoje temos no mercado algumas marcas de esmalte vendendo produtos com acabamento de gel e acho que isso confunde muito as pessoas. Esses são esmaltes comuns, porém, mais brilhantes e um pouco mais resistentes mesmo.

Os esmaltes em gel de verdade não são vendidos em perfumarias convencionais. Só é possível encontrá-los em lojas profissionais e eles são bem mais caros.

Outra novidade que fez a cabeça de muitas mulheres nos últimos tempos são os alongamentos de unhas em gel, mas isso eu nunca testei, porque até gosto das minhas unhas mais curtas.

Eles são ideais para quem adora unhas compridas ou tem dificuldades em não roê-las. Eu particularmente vejo muitas noivas alongando unhas com gel antes do seu grande dia. O efeito fica lindo, de unhas compridas, fortes e branquinhas.

Nesse caso, a profissional cola um aplique de gel na ponta da unha da cliente e faz um nivelamento, para que a emenda fique imperceptível. Depois disso, toda a unha é coberta com uma grossa camada de gel e vai para a câmara de luz UV secar. Assim, a extensão fica bem resistente e brilhante.

Geralmente esse tipo de manicure dura muito tempo, mas é necessário fazer manutenção a cada duas semanas, pelo menos. O valor dessa manutenção varia muito de acordo com o profissional escolhido, mas a colocação das extensões custa entre R$ 150* e R$ 180*. Não é um valor muito barato, porém, para quem sempre sonhou em ter unhas longas e fortes, pode valer a pena né?

Acho que um dia vou colocar para ver como fica, para fazer a experiência, daí conto para vocês o que achei! Mas se alguma de vocês já alongou a unha com gel, conte nos comentários como foi todo o processo. Aposto que assim como eu, muita gente tem curiosidade de saber mais sobre o assunto.

(Foto: Arquivo pessoal)