Natal

A casa no clima do Natal

Decore seu “lar, doce lar” para a ceia com estilo, sem gastar horrores. Sabendo usar os itens básicos de forma certa, seu espaço vai ficar lindo!

A casa no clima do Natal

Com o Natal se aproximando, a casa já deve ter ganhado decoração especial, não é mesmo? Mas quem ainda está finalizando os adornos ou já prepara a produção específica para a ceia, a dica é ir além da árvore de Natal e dos pisca-piscas na fachada da casa.

“Apesar de ser uma comemoração religiosa, o Natal representa o fechamento de um ciclo e é quando as pessoas ficam mais introspectivas e solidárias. Naturalmente, surge uma vontade de celebrar o ano que está acabando e, como a casa é o local onde esses encontros vão acontecer, merece uma cara nova”, defende a decoradora Tathyana Abreu, que projeta decorações personalizadas para casas no período de festas.

Segundo ela, o grande truque para montar uma decoração especial sem pesar no orçamento é montar seu acervo de peças decorativas ao longo dos anos, além de utilizar o mobiliário já existente na casa.

“Não dá para fugir dos elementos tradicionais do Natal, como árvore e Papai Noel. Então, é importante investir em elementos atemporais e de boa qualidade, que durem bastante tempo”, diz.

Engana-se quem pensa que apenas a sala de jantar merece ser preparada especialmente para as festas de fim de ano. “Todos os ambientes da casa devem entrar no clima natalino e receber adornos – desde a entrada, com muitas luzes, até os banheiros, com minienfeites, toalhas bordadas e aromatizantes personalizados”, lista Tathyana. 

Mesa de jantar caprichada

Planejando a arrumação da mesa para a ceia, lembre-se de que flores e frutas da época podem integrar a decoração, preenchendo vasos de vidros ou arranjos em travessas. Não dispense o uso de pequenos objetos decorativos, como peças em cerâmica com temas natalinos, mas certifique-se de que o espaço não ficará poluído demais e atrapalhará o jantar.

Ao arrumar a mesa, prepare guardanapos coloridos de papel para as crianças. As versões descartáveis também servem bem aos adultos para situações mais informais, como as pequenas recepções que antecedem a noite de Natal. Já os guardanapos de tecido são boas opções para grandes jantares e ficam lindos sobrepostos com outro guardanapo de cor diferente.

Ao preparar a mesa principal para receber a família na ceia, vale investir em boa prataria e porcelana. Nada de usar os pratos e talheres do dia a dia. “Esse é o momento ideal para tirar do armário o faqueiro de prata e aquela louça de família. Os pratos podem ser decorados com porta-guardanapos personalizados e sousplats nas cores da decoração”, aconselha a decoradora. 

Como boa anfitriã, é interessante deixar sobre cada prato um mimo para os convidados. Pode ser um biscoito decorado, um bombom ou um brownie, por exemplo.

“Vermelho e verde são os tons clássicos do Natal e podem ser utilizados em vários enfeites.

A dica é trabalhar com várias tonalidades dentro das próprias cores”, explica Tathyana. Vale para objetos de decoração e até comidinhas personalizadas (abaixo).

Decoração de Natal

Para dar um toque de luz à decoração, aposte no brilho e na iluminação.

Bolas de Natal, laços e enfeites para os arranjos de flores são os melhores itens para receber um pouco de brilho.

Ao escolher luzes, prefira as opções com formatos diferentes, fugindo dos tradicionais pisca-piscas. E elas podem ser distribuídas pela mesa, sem medo – desde que nãao incomodem na hora do jantar, é claro.

Lanternas marroquinas também podem servir como suportes para velas ou cordões de lâmpadas de LED.

Decoração de Natal

Árvore de Natal personalizada

Tathyana ressalta que, apesar das inúmeras opções de cores disponíveis no mercado, não abre mão da árvore de Natal verde: “É um clássico que não tem erro”, afirma.

A decoração pode ser bem colorida ou usar apenas as cores tradicionais da festa – vermelho, verde e dourado.

Para dar um toque mais personalizado à festividade, itens pessoais da família podem ser misturados aos enfeites comuns.

Por isso, pendure brinquedos de infância de cada membro da família, fotos, recadinhos e até doces, que devem ser repostos à medida que forem “roubados” dos galhos. 

Enfeite de Natal

A escolha dos enfeites precisa levar em conta a idade das crianças que participarão da ceia. Quanto mais novas forem, maiores devem ser os enfeites para evitar acidentes, como ingestão de pequenas peças.

“Uma boa estratégia é usar móveis mais altos para deixar os objetos mais valiosos ou que podem oferecer algum risco para as crianças e animais domésticos e deixar ao alcance das crianças apenas peças com as quais elas possam interagir”, recomenda a decoradora. Bonequinhos de tecido e feltro (acima) são ótimas opções para deixar a árvore linda.

Decoração criativa

Quem faz questão de arrumar a casa, mas não quer se render às decorações típicas da época, a sugestão é usar a criatividade para adaptar os símbolos natalinos.

Decoração de Natal

“Para os menos tradicionalistas, um adesivo em formato de árvore e que imita lousa, pode dar uma cara supermoderninha à casa”, sugere Tathyana.

Outra opção são os galhos secos com luzes de Natal (e que funcionam a pilha), dentro de um vaso bem bonito.

“Os galhos podem ser decorados com votos escritos pelas crianças da família”, exemplifica a decoradora.

Além da mesa principal, onde será servido o jantar, é interessante montar um espaço com doces ou frutas, para a família beliscar à vontade antes ou após a refeição.

Decoração de Natal

Vasos de vidro podem ser preenchidos com diferentes camadas de frutas secas, como nozes, castanhas e amêndoas. O efeito fica lindo!

Nesta mesa podem ser servidos também doces finos, decorados com pasta americana em temas natalinos.

Outro item indispensável da decoração natalina são as guirlandas, que podem ser modernizadas e ganhar versões divertidas, feitas com fitas, ursinhos, balas, bombons, galhos secos ou flores.

A família também pode ser representada com bonecos de feltro em uma guirlanda personalizada.

Girlanda de Natal

Flores e velas

Já as flores podem – e devem – ser usadas para dar mais vida à decoração. Sempre que possível utilize as naturais, pois elas deixam a casa mais bonita e, de quebra, mais perfumada.

As velas, por sua vez, se tornam poderosas aliadas na decoração dos arranjos. “Ficam lindas no centro de mesa, em aparadores e nos pequenos cantinhos da casa”, diz Tathyana.

Uma forma econômica de utilizá-las na mesa de jantar é colocando pequenas velas redondas sobre taças viradas de cabeça para baixo. Intercale o formato e a altura das taças para criar um visual mais dinâmico e charmoso. 

Não se esqueça de tomar o cuidado de distribuí-las em locais onde as pessoas não esbarrem ao passar e também que as chamas fiquem bem afastadas de objetos que possam pegar fogo. Segurança em primeiro lugar!

(Fotos: Getty Images, Daniela Dytz e Cazablue Decor/Divulgação)