Natal

Os brinquedos mais legais para este Natal

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Em meio a tantas opções de brinquedo, o que você vai escolher para seu filho? Veja algumas dicas

Os brinquedos mais legais para este Natal

Já estamos nos despedindo de 2014... Faltam duas semanas para o Natal, e, se você ainda não providenciou o presente do pequeno, está na hora de fazê-lo. As opções são muitas - basta se sentar cinco minutos na frente da televisão ou passar a metros de distância de uma loja de brinquedo para perceber que a escolha não será fácil.

A não ser que o pequeno saiba exatamente o que deseja (e que o presente caiba no bolso do seu Papai Noel), caberá a você a difícil tarefa de decidir o que comprar. 

Que quase todas as crianças nessa data preferem que o presente seja um brinquedo, eu não tenho qualquer dúvida. E acho que isso é muito saudável; afinal, é brincando que os filhotes conhecem o mundo, interagem com outras crianças, ganham noções de limite, de cooperação, além de desenvolver habilidades que serão usadas durante toda a vida.

Nem sempre o brinquedo mais caro é aquele que fará mais sucesso - o que é altamente frustrante para quem dá (porque gastar uma quantia elevada para ver o presente estacionado em um canto da casa em duas semanas é de chorar).

Por isso, fiz uma seleção de tipos de brinquedo que têm tudo para agradar seu filho, dividida por idade. Assim você encontrará mais facilmente aquele que fará os olhos do pequeno brilharem!

Até 1 ano de idade: sendo bastante sincera, eu não dei presente de Natal para minha filha quando ela era um bebê. Acredito que antes dos 2 anos, nenhuma criança tem a mínima noção da tradição de ser presenteada nessa data - o que não quer dizer que você não sinta vontade de dar, claro! Nessa fase, opte por brinquedos musicais e coloridos, que costumam fazer sucesso. Bichinhos (de preferência anti-alérgicos) que tocam, tremem e acendem luzes também são ótimas pedidas.

De 1 a 2 anos de idade: os bebês estão adquirindo a capacidade de andar - por isso, tudo o que está relacionado ao movimento tende a agradar. Ao invés de pensar que meninos gostam de uma coisa e meninas gostam de outra, pense no temperamento do seu filho (independente de ser um pequeno ou uma pequena!). É agitado? Então uma bola pode agradar. É mais calmo e focado? Prefira blocos de montar ou jogos de encaixe. Kits de praia (com pás, formas, escavadores) também serão bastante usados nas férias.

De 2 a 3 anos de idade: os pequenos começam a desenvolver pensamentos mais elaborados. Muitos já brincam de faz de conta: que tal miniaturas de fogão, geladeira, microondas? Eles adoram imitar o que os adultos fazem em sua rotina! Kits de massinha de modelar desenvolvem a imaginação e a coordenação motora - são dos meus preferido! Bonecos são sempre bem-vindos, pois ajudam a criar o hábito do cuidado e respeito com o outro.

Acima de 3 anos de idade: o mundo das princesas e dos super-heróis costuma tomar conta do pedaço, o que é ótimo! Criança tem mais é que brincar, imaginar que é rainha, rei, princesa, príncipe, herói! Mas há também outras opções para quem quer sair do mesmo: que tal um estojo de pintura (como o da foto abaixo), com tudo a que a criança tem direito para liberar o artista que tem dentro de si? Kits de profissões (médico, marceneiro), máquinas registradoras e itens para montar um mercadinho também são superbacanas!

(Foto principal:JD Hancock/Creative Commons)

(Foto produto: Molin/Divulgação)

comentarios presentes, brinquedo, Natal