Natal

Tender defumado com peras: uma tentação de prato típico

Se tender não pode faltar no Natal, é sim, possível, variar a receita e dar novos sabores ao clássico

Tender defumado com peras: uma tentação de prato típico

Tradição é tradição, mas ela não significa que toda ceia de Natal precisa ser igual. Se você quer manter o hábito de servir tender, aproveite a ideia do chef Murilo Carvalho, do restaurante Charpentier, para dar uma cara nova ao velho prato. Na hora da pressa, compre o tender já defumado e apenas prepare a receita. Opte por peras ercolini ou qualquer outra variedade que seja firme. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Tender
Ingredients Group 1 List: 

Tender bolinha defumado: 1 kg

Cravo-da-índia

Ingredients Group 2 Name: 
Peras
Ingredients Group 2 List: 

Vinho do Porto: 2 xícaras (chá)

Açúcar: 2/3 de xícara (chá)

Raspas de laranja

Pera ercolini: 5 unidades

Sal

Pimenta-do-reino moída

Step to step: 
Tender
1
Risque a superfície do tender com a ponta de uma faca, formando losangos. Em cada cruzamento do losango, espete um cravo-da-índia. Acomode o tender numa assadeira com um pouco de manteiga e cubra com papel-alumínio. Leve a forno médio (200 °C) por 20 minutos. Retire o papel e deixe assar por mais 10 minutos para dourar.
2
Acomode o tender numa assadeira com um pouco de manteiga e cubra com papel-alumínio. Leve a forno médio (200 °C) por 20 minutos. Retire o papel e deixe assar por mais 10 minutos para dourar.
3
Peras
Leve ao fogo o vinho e o açúcar até reduzir o volume à metade.
4
Lave as peras, separe 1 delas (inteira) para decorar e corte as demais em lâminas. Cozinhe as peras com o vinho por 10 minutos. Retire as frutas.
5
Tempere o vinho que ficou na panela com o sal, pimenta e a raspa da casca de laranja. Cozinhe por mais 10 minutos. Use esse vinho para dar brilho ao tender e sirva com as peras fatiadas.
comentarios receita, especial, ceia, Natal, tender