Obesidade Infantil Não

Boas escolhas começam a ser feitas logo pela manhã

Por Marina Breithaupt

Dando bons exemplos, ensinamos nossos filhos, desde cedo, a fazer escolhas mais saudáveis

Boas escolhas começam a ser feitas logo pela manhã

Nossas manhãs são corridas. Theo e Babi entram na escola cedinho e o dia da Amelie começa assim que eles saem.

Mel ainda mama leite materno em livre demanda, mas como já está quase com 1 ano, come praticamente de tudo, o que significa que logo depois da mamada da manhã é a hora da fruta.

Para manter todo mundo na linha e não deixar a preguiça ou a falta de tempo nos levar por um caminho de escolhas ruins, eu tenho um esquema que permite deixar tudo preparadinho para a hora da refeição mais corrida do dia, o nosso café da manhã.

Mais corrida e, também, a mais importante, não podemos esquecer!

Confesso que venho me preocupando mais com isso de uns tempos para cá. Eu mesma não tinha o hábito de sentar e comer bem no período da manhã e tinha medo de passar esse meu costume para as crianças.

Passei a deixar tudo "pré-pronto" para facilitar as manhãs e, assim, ninguém tem preguiça de comer bem! Cada um tem uma preferência, mas todos acabam optando por frutas, que vão variando ao longo da semana.

Acompanhe no vídeo como fazemos para estimular o consumo de frutas no café da manhã e, além disso, evitamos desperdícios:

Viu como é prático? Pode parecer trabalhoso deixar tudo preparado, cortado, lavado e congelado mas, com o tempo, você descobre que vale a pena perder umas horas por semana em prol da alimentação da sua família.

A obesidade infantil é uma realidade triste e acho que tem tudo a ver com a nossa rotina de pais, nossa correria e constante falta de tempo.

Às vezes, uma opção industrializada parece ser a única possível de encaixar nesse esquema da maioria das famílias, mas não é verdade.

Mostrando nossa rotina da manhã e contando um pouco como funciona o "sistema" aqui em casa, quero te inspirar a fazer o mesmo e revolucionar suas refeições, começando pelo café da manhã.

Não sou nenhuma especialista, nem gosto - e não posso! - perder tempo na cozinha, então a preparação é a chave de tudo!

#EuDigoNão aos maus hábitos e, assim, buscando mais saúde no dia a dia, sei que podemos ser mais flexíveis com as exceções. Assim, vivemos com mais equilíbrio.

Alguns momentos gastos para deixar tudo pronto para os dias da semana fazem com que nosso café da manhã e os lanches das crianças fiquem mais saudáveis – e todo mundo ganha.

No site Obesidade Infantil Não, uma iniciativa especial de AMIL, você encontra muitas informações sobre o assunto, alertas, estudos e até receitas e dicas para manter as crianças longe das porcarias e tentações e inseri-las no mundo colorido da alimentação saudável. Vale conferir!

* PUBLIEDITORIAL

(Foto: Shutterstock/ Vídeo: Arquivo pessoal)