Obesidade Infantil Não

Mantendo uma alimentação saudável em viagens

Por Patricia Papp e Fernanda Avila
@Eu Viajo Com Meus Filhos

Será que é possível fazer refeições balanceadas e saudáveis durante os passeios em família?

Mantendo uma alimentação saudável em viagens

As viagens são uma quebra na rotina das nossas vidas. Dormimos e acordamos em horários diferentes. O banheiro acaba sendo dividido por toda a família, fazemos muitas refeições na rua e chegamos no hotel exaustos no fim do dia.

A alimentação é um dos itens que mais sai da rotina!

Se em casa já não é tão simples manter um cardápio equilibrado, cuidando para ter à disposição frutas e legumes frescos, imagina em viagens? Por isso, precisamos nos adaptar e encontrar soluções práticas.

Meus filhos não são muito fãs de fast food, o que é muito saudável. No entanto, nas viagens, as redes de lanches rápidos facilitam a vida.

Então aqui vão algumas dicas para manter a boa alimentação, sem se render à tentação de passar dias à base de hambúrguer, pizza e batatas fritas.

  • Comece o dia com um bom café da manhã. Se a refeição estiver incluída na diária do hotel, melhor ainda. Ofereça sucos, ovos, leite, cereais, pão, tapioca – e não tenha pressa. Essa pode ser uma das refeições mais completas do dia!
  • Se for se hospedar em hotel, tente escolher um que tenha cozinha (ou pelo menos um frigobar) e abasteça com comidinhas saudáveis.
  • Se alugar casa ou apartamento, procure fazer algumas refeições em casa, com comidas que seus filhos estejam habituados.
  • Tenha lanchinhos saudáveis na bolsa. Podem ser frutas, cenourinhas, barrinhas de cereais, frutas secas, amêndoas, castanhas, etc.
  • Leve sempre uma garrafinha de água mineral.
  • Quando passar por mercearias ou empórios gourmets, abasteça a bolsa de itens saudáveis.
  • Não deixe para fazer as refeições quando as crianças estiverem com muita fome. É que, nessas horas, fica mais difícil olhar o cardápio com calma e fazer as escolhas mais adequadas.

 

Para quem quiser mais dicas sobre refeições balanceadas (combinando alimentos de vários grupos em cada refeição), a Amil tem um site com informações e orientações sobre alimentação saudável que pode ser útil, tanto nas viagens como no dia a dia.

Acesse Obesidade Infantil Não para ler mais sobre o assunto e esforce-se para servir sempre uma refeição caprichada para sua família, onde quer que vocês estejam.

Viagens da Pati

* PUBLIEDITORIAL

(Foto: Acervo pessoal)