Páscoa

Seus filhos ganharam uma montanha de ovos. E agora?

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Dá para usar em várias receitas. Deixo aqui sugestões do que fazer com as sobras da Páscoa, inclusive algumas em que é possível congelar

Seus filhos ganharam uma montanha de ovos. E agora?

Um dia fui visitar uma amiga que tinha acabado de dar à luz o primeiro filho. Era mês de junho. Ela supergentil, preparou rapidamente um delicioso bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Sabe o que ela usou para cobrir o bolo? Ovo de Páscoa, que naquele ano havia sido em março!!!!

Não esqueço até hoje quando ela comentou, em tom de lamento, que havia ganhado muito chocolate e, passados três meses, não sabia mais o que fazer com o doce. Pois é, tem casa que, na Páscoa, vira a sucursal da loja de chocolate tamanha a quantidade de doce que as crianças ganham de avós, tios, amigos, escola e, claro, dos pais.

Passada a data, no entanto, os chocolates ficam dentro do armário de onde vão saindo (ou deveriam sair) a conta-gotas, e quando percebemos, chegou junho e ainda tem chocolate em formato de ovo escondido atrás das latas!

Para horror dos puristas e chocólatras (não sou nem uma coisa nem outra), eu aproveito o chocolate em várias receitas. Tenho apenas o cuidado de diminuir a quantidade de manteiga caso troque o chocolate meio amargo pelo ao leite.

Minha amiga, por exemplo, quebrou o ovo, derreteu em banho maria, acrescentou um pouco de manteiga derretida e um tantinho de leite morno e jogou a cobertura sobre o bolo de cenoura. Ficou deliciosa.

Dá para usar o chocolate em muitas receitas, desde que o ovo não seja recheado:

  1. São excelentes para quebrar e misturar na massa de deliciosos cookies, como fez a Priscilla Perlatti. Os cookies podem ser congelados
  2. São perfeitos na receita de mousse de chocolate
  3. Preguiçosos podem fazer bolo de caneca de chocolate com pedacinhos de ovo de Páscoa
  4. Simplesmente derreta e deixe as crianças comerem com frutas, no melhor estilo fondue
  5. Você pode derreter e jogar sobre um bolo de chocolate ou de cenoura, por exemplo
  6. Pode derreter e misturar numa massa de pão, bem ao estilo de rosca recheada. Que tal? Parece bom?
  7. Quebre em muitos pedacinhos, coloque dentro de uma massa folhada e leve ao forno para assar e depois sirva para as crianças morninho! Nham
  8. Derreta e misture no leite morno nas crianças e ofereça de café da manhã
  9. Corte em pedaços carnudos e generosos e recheie uma baguete. Leve ao forno pré-aquecido para o chocolate derreter. Ofereça de lanche no final do dia às crianças (mas não espere que elas tenham fome para o jantar depois dessa)
  10. Gosta de pavê? Use o chocolate da Páscoa.
  11. Ganhou ovo de chocolate branco? Faça como a Priscilla Perlatti, derreta, acrescente corante comestível e crie novos chocolates com as forminhas. No caso, ela e as filhas se divertiram criando Legos, os da foto. Olha que massa!

 

Agora, se seus filhos não querem que você mexa nos ovos porque gostam de comer, é bom armazenar direitinho, principalmente se são aqueles recheados e melecados. Nesse texto tem algumas dicas legais de como fazer isso.

Enfim, o seu é o limite quando o assunto é chocolate. Só não vale deixar estragar!