patrocinada

A cada nova fase do bebê, uma nova etapa de aprendizado se inicia

Por Marina Breithaupt

Saiba como as atividades e brincadeiras do dia a dia podem servir de estímulo para o desenvolvimento de seu filho

A cada nova fase do bebê, uma nova etapa de aprendizado se inicia

As coisas acontecem muito rápido no mundo dos bebês. São muitas transformações e descobertas a cada dia! O interesse em explorar o mundo ao seu redor aumenta a todo instante. Tudo pode ser um estímulo para aprender, principalmente as atividades que realizamos com eles no dia a dia.

Os bebês são ávidos por participar do mundo que se expande aos seus olhos, é instintivo. Quando recebem estímulos de maneira correta, podem render muito aprendizado. Pensando nisso, a Fisher Price desenvolveu a tecnologia Smart Stages. Por meio desses mecanismos, os brinquedos foram divididos em basicamente 3 estágios: Explorar, Estimular e Imaginar.

O conteúdo das brincadeiras é adaptado para cada mudança, ou seja, os brinquedos crescem junto com os bebês! A cada nova etapa de desenvolvimento, novos estímulos utilizando o mesmo produto. Achei isso muito legal, bem prático, e claro, econômico.

Minha filha Mel está vivendo agora a fase do "Estimular" e "Imaginar", mas ainda "Explora" bastante também. Ela já compreende muita coisa, está aprendendo a lidar com suas emoções. Expressa com algumas palavras seus desejos e também sabe mostrar suas frustrações, exatamente como se espera de uma criança da faixa etária dela.

Essas habilidades são bem comuns nos bebês por volta dos 18 meses. Sua coordenação motora, já bem desenvolvida, permite que ela se interesse cada vez mais em tocar objetos. Ela já anda muito bem e corre por todos os lados, o que torna os espaços atrativos e potenciais locais para brincadeiras.

Posso dizer que todo dia somos desafiados por um novo passo que ela dá!

Os brinquedos nos ajudam a explorar as emoções e sentimentos junto com nossa pequena, estimulando os hábitos saudáveis, mostrando como as atividades do cotidiano podem ser divertidas e, ainda, um auxílio para compartilhar momentos. Quer alguns exemplos desse tipo de brinquedo? Então vamos lá!

Para incentivar o "faz de conta" da pequena adoramos a Pia Hora de Se Arrumar. Abra as torneiras, use o sabonete ou retire a escova de dente, pasta ou pente para ouvir músicas e frases que ensinam sobre rotinas diárias, objetos familiares, cores, letras e muito mais.

Outro brinquedo interativo e muito divertido que descobrimos também é o Globo Aprender & Brincar. Ao apertar os botões de animais, Mel pode explorar continentes, animais, cumprimentos e músicas. Quando perguntamos onde está um determinado bicho, ela já é capaz de identificar o desenho no globo. Então contamos um pouco sobre o país de origem.

Ah! E para terminar minhas dicas o Painel Aprendendo o ABC  é perfeito para ajudar na educação das crianças, em casa ou onde quiser. Os estímulos oferecidos são variados. Apertando botões, girando os ponteiros do relógio ou movendo a peça que desliza, a criança encontra diversão e aprendizado avançado sobre objetos, formas e cores.

Os brinquedos são ferramentas importantes tamanha a quantidade de possibilidades e intensas experiências que vivemos nos primeiros 36 meses de vida dos nossos bebês!

Não esqueça de que cada criança aprende e brinca de um jeito diferente.

* PUBLIEDITORIAL

(Fotos: Arquivo pessoal e divulgação Fisher Price)