patrocinada

Como as cores influenciam na vida dos filhos?

As crianças são realmente surpreendentes. Quando se trata de brincar, elas criam histórias inimagináveis através das cores

Como as cores influenciam na vida dos filhos?

*PUBLIEDITORIAL

As cores influenciam nossa vida e dão um toque muito divertido à brincadeira das crianças.

Ontem, um de meus filhos me fez lembrar de algo que eu acreditava quando era pequena: quando via as fotos e filmes em preto e branco, imaginava como chata era essa época por causa da falta de cor.

Meu filho pensava o mesmo que eu quando tinha mais ou menos essa idade, que a vida não tinha cor e, por isso, se refletia assim na tela e no papel. Expliquei que a realidade sempre teve cor, mas que era impossível retratá-la em fotografias e filmes naquela época.

A cor dá vida ao nosso dia a dia sem percebermos e influencia o nosso estado de ânimo. Quando falamos em aprendizagem das crianças, o tema se torna ainda mais interessante, porque a cor estimula o sentido da vida e ajuda na retenção de conceitos.

Há estudiosos que mostram que as crianças lembram mais as cores que as instruções verbais quando estão na escola. Isso igualmente acontece com os brinquedos, já que permitem mais possibilidades, dependendo das cores que também estimulam os pequenos.

Quando bebês, as cores que mais chamam a atenção são o vermelho e o preto e, conforme vão crescendo, incorporam toda a gama de tons que a natureza nos dá.

Adoro observar as crianças pequenas brincarem e outro dia tive a oportunidade de ver meu filho interagir com Mickey Mouse: A Casa do Mickey (Fisher Price) junto com seu primo menor. A casa tem todas as características mágicas da série, mas adorei ainda mais sua simplicidade e como possibilita criar situações diferentes de brincadeira, apenas com a imaginação.

Vi também que o pequenino imitava o primo mais velho, que ia ensinando as cores, as formas, e uma sessão de brincadeira entre primos se transformou em uma tarde de aprendizagem – e de tempo para a mãe e a tia conversarem.

Minha filha teve a oportunidade de compartilhar a hora da brincadeira com a Minnie Vestido Arco-Íris (Fisher Price). Ela ficou fascinada porque adorou a roupa e o visual. Pegou a boneca em suas mãos e descobriu que, ao pressionar o laço, a saia e a blusa mudam de cores, dando inúmeras possibilidades de brincadeiras, que aumentam ao vê-la através da câmera que vem junto. Depois dessa sessão de brincadeiras, minha filha teve várias ideias para seu caderno de desenhos.

A cor é criatividade e uma maneira de expressão para as crianças, assim, utilizamos esste conhecimento para criar um ambiente propício em casa com a decoração e os brinquedos de nossos filhos.

Por Susana Silva 

(Foto: Arquivo pessoal)