Pets

5 dicas para ter seus pets sempre com você

Por Karen Bachini

Quer adaptar a sua rotina ao seu melhor amigo? Descubra como fazer isso funcionar

5 dicas para ter seus pets sempre com você

Se você tem cachorro ou algum outro tipo de animal de estimação, com certeza já se pegou pensando que faria qualquer coisa para a felicidade dele - que se fosse necessário, vocês dariam a volta ao mundo juntos!

Sei disso porque penso em coisas assim mais de uma vez por dia e faço tudo o que for preciso para estar junto com os meus cachorros. Às vezes eles até viajam comigo e não consigo passar muito tempo fora de casa sem querer que me acompanhem… Mas ainda que na teoria isso seja divertido, na prática pode ser muito complexo!

Quer saber como organizar tudo para ter os seus pets sempre junto com você? Confira as dicas abaixo.

(Foto: Arquivo pessoal)

Transportando, viajando e passeando com cachorros
1
Reflita
Com certeza nada poderia ser mais gostoso para mim do que conhecer o mundo ao lado dos meus cachorros e passear com eles em todos os lugares que eu visito… Mas será que eles gostariam tanto assim da experiência? Muitas vezes, situações que podem parecer comuns para nós, são muito estressantes para animais, um exemplo disso são as viagens de avião. Por isso reflita sobre a real necessidade de levar seus pets com você, coloque-se no lugar deles e avalie a situação.
2
Organize
A primeira coisa que me avisaram quando decidi ter cachorros em casa era sobre a importância de criar e seguir uma rotina. Na teoria isso parece fácil, mas algumas vezes é quase impossível conseguir organizar atividades pontuais para os peludinhos quando a nossa própria agenda é uma loucura… Mas isso precisa acontecer! Então antes de levar seu cachorro por aí, reflita sobre o impacto que isso terá nas atividades dele, porque os horários precisam ser cumpridos.
3
Carregue
Sabe aquelas bolsas que as mães carregam para seus bebês com tudo o que pode ser útil dentro? Monte uma para seu pet! Com água, lencinhos, ração, snacks, tapetes higiênicos e brinquedos. Qualquer passeio fica mais prático para você e mais confortável para ele. Além disso, caso você tenha alguma emergência e não consiga seguir o cronograma que imaginou para o dia, o animal não vai ficar sem as suas necessidades básicas.
4
Invista
A forma como transportamos os nossos animais de estimação faz muita diferença em como eles encaram esse momento. Muitas vezes pensamos que não vale a pena investir em algo que usaremos poucas vezes, mas uma caixa ou bolsa desconfortável pode fazer com que os pets fiquem traumatizados com passeios mais longos. Por isso, na medida do possível, procure investir em transportadores que o seu animal gostaria de usar mesmo fora de viagens e passeios, como uma bolsa que também vira cama na hora do descanso.
5
Cuide
Anticorpos fazem bem para qualquer um, mas não dá para comparar os cuidados que cachorros de apartamento precisam com as necessidades daqueles que estão sempre saindo. Então, antes de qualquer coisa, pense na saúde do seu animal. Para aqueles que viajam com frequência, andam muito na rua ou estão sempre em contato com água, os cuidados vão muito além da vacina. É fundamental consultar um veterinário antes de tomar qualquer decisão que possa influenciar a qualidade de vida do seu pet.