Pets

Por que fazer amigos, além de legal, é tão importante?

Por Estopinha Rossi

Eu adoooro fazer amigos e o Barthô, nem se fala... Mas vou te contar por que, além de legal, isso é importante pro seu pet!

Por que fazer amigos, além de legal, é tão importante?

Gentee, além dos meus 2 milhões de amigos humanos do Facebook, eu tenho um montão de amigos pets. Seja no parque, numa palestra com o papis, andando na rua, indo na padaria com a mamis, eu gosto de sempre fazer amigos e cumprimentar o cãozinho que passar por mim... O Barthô, então, nunca vi um carinha tão simpático kkkkkkkkk

É tão legal, né? Ter com quem brincar aonde for... Mas eu recebo muitos e-mails e comentários de tios contando que seus cãezinhos (ou outros pets) não gostam muito de fazer amigos, e que chegam até a avançar em outros cãezinhos que eles veem na rua ou no parque. Então, agorinha mesmo, eu vou explicar um pouquinho o porquê disso e o que você pode fazer sobre isso.

Podem ter váaarios motivos do porquê seu cãozinho fica agressivo com a presença de outros pets ou até tios humanos. Além da genética e da criação, o mais comum é que ele não tenha passado por uma sociabilização quando ele era menorzinho, e por isso ele não se acostumou direitinho com a presença de outros pets e tios humanos. Entendeu?

Mas ó, o papis me explicou umas dicas e eu vou contar tudo pra vocês:

  • Primeiro de tudo! O período mais importante de socialização do cãozinho é até os 3 meses de idade. Nesse período você tem que apresentar o mundo pra ele! Assim ó, tudo que ele for ver e ouvir tem que ver que é normal, tipo barulhos altos de fogos de artifício, motos, carros, caminhões, pessoas com bonés, de cadeira de rodas, crianças, adultos, senhorzinhos. Como ele não vai ter tomado todas as vacinas ainda, isso precisa ser feito com segurança, então você pode sair com seu cãozinho na rua, mas com ele no seu colo! Se você passear todo dia com ele no colo e apresentar todo o mundão pra ele, a chance dele ser medrosinho vai ser quase zero!

 

Agora, se seu cãozinho já é maiorzinho, aqui vão outras dicas:

  • Quando estiver passeando com seu cãozinho, sempre que ele encontrar outro cão ou tio humano que você acha que ele pode avançar, você tem que chamar a atenção dele com um brinquedinho ou com um petisco. Por que? Porque assim, com o tempo, ele vai achar que toda vez que passar um cãozinho ou um tio, ele vai ganhar petisco ou um brinquedo e, assim, em vez de avançar, ele vai começar a gostar... Entendeu?
  • E outra coisa, nós cãezinhos sentimos muito o que nossos donos transmitem, então se na hora que você fica com medo do seu amigo avançar você puxa a guia, fica tenso ou tenta desviar muito, nós sentimos que você ou nós estamos em perigo e aí sim vamos tentar reagir... Então tente sempre ficar calmo e sem medo, tá?
  • E ó, nunca dê petisco pro seu cãozinho DEPOIS que ele avançou em alguém como maneira de puxar a atenção dele, senão ele vai entender que aquilo que ele fez tá certo, e vai sempre fazer na esperança de ganhar petisco. Aí o petisco saiu pela culatra, né?? Kkkkkkkkkk

É isso tios! Mas se você tem medo de treinar o seu cãozinho sozinho, procura ajuda de um tio adestrador que ele vai saber direitinho como ajudar você e seu amigo, ok?? #ficaadica

(Foto: Arquivo pessoal)