Carreira

O que realmente importa em um currículo

Por Renata Deos

Você gasta horas, dias, talvez meses quebrando a cabeça para fazer o melhor currículo, mas esquece o que realmente importa. Sabe o que acontece? Nada. Em 6 segundos ele vai para o lixo!

O que realmente importa em um currículo

O mercado de trabalho é uma selva. Clichê pior que esse, só receber um currículo com a foto do candidato com seu RG e CPF.

A internet está cheia de sites que ensinam a fazer o currículo perfeito, modelos prontos para download grátis existem até no Word da Microsoft. Mas o que pouca gente fala (e aí é que entram os experts e consultorias de RH que cobram, e caro) é o que realmente importa em um currículo:

  • Nome
  • Cargo atual, Empresa e Tempo de empresa
  • Cargo anterior, Empresa e Tempo de empresa
  • Formação

 

Você sabe quanto tempo leva para quem está contratando obter essas informações do seu currículo?

Se você pensou em 6 segundos, acertou em cheio! São exatos 6 segundos gastos no seu maravilhoso currículo que demorou horas, dias e talvez meses para ser elaborado com tanto amor e carinho.

Se você tem um currículo de 3 páginas, imagine o que pode acontecer quando ele chega às mãos de quem está buscando aquelas 4 informações. Imaginou a pessoa virando as páginas ou subindo e descendo a tela do computador para encontrá-las? Mais uma vez acertou em cheio! 

Nos dias de hoje, um currículo de 3 páginas significa que o contratante pode começar a procurar com "pouca simpatia" os dados, pode achar você prolixa, pode achar que "está se achando" ou nem ter paciência e jogar direto no lixo - simples assim, porque, afinal, tem uma pilha de currículos para ler.

Cruel, não? Cruel, mas, na maioria das vezes, real.

O site "Business Insider" fez um vídeo didático baseado em uma pesquisa elaborada pelo site de carreira e empregos "The Ladders", ambos dos Estados Unidos, mostrando esse processo e dando dicas de como tirar vantagem. Basicamente são regras bem simples:

  • Mantenha uma hierarquia visual
  • Mantenha as informações claras e concisas
  • Não use imagens ou fotografias

 

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:

 

 

Você acha difícil fazer um currículo?

(Foto: reprodução do vídeo do BI)