Carreira

O segredo número 1 para tomar decisões rápidas e certeiras

Por Daniela Folloni
@blogitmae

Quando você sabe exatamente aonde quer chegar, fica mais fácil produzir e cumprir as tarefas do dia

O segredo número 1 para tomar decisões rápidas e certeiras

Assim faço a lista (mental ou escrita) do que tenho de cumprir ao longo do dia, a palavra seguinte que vem à minha cabeça é: produtividade. E para produzir, é preciso decidir. Sempre. Das mais importantes as mínimas coisas.

O que vai ter de almoço? Qual o presente comprar para o amiguinho do seu filho? Qual o resultado você quer alcançar com aquela estratégia no seu negócio? Qual a cor do esmalte que vai passar hoje? Qual a melhor abordagem para aquela apresentação para o cliente?

Já aconteceu de ficar olhando para um item da lista sem conseguir tirá-lo do papel. Na maioria das vezes era porque eu não tinha claro na minha mente o que fazer com aquilo. Depois que a solução vem, fica fácil. E a gente deslancha.

Quando você sabe exatamente aonde quer chegar, fica mais fácil produzir e cumprir as tarefas do dia. O segredo é esse: ter claro para onde você vai. Mas... na vida de mãe é tanta coisa na cabeça que nem sempre dá para saber de tudo. O que fazer nessas horas? Tenho usado algumas estratégias:

- Meditar Logo pela manhã, por uns 10 minutos, procuro acalmar a mente e zerar os pensamentos. Para mim é um desafio! Mas acabo conseguindo esvaziar a cabeça e tenho aquela sensação de dar um reiniciar no meu cérebro. Aí ele para de travar (assim como acontece com o computador, sabe?) e as respostas começam aparecer.

- Trocar ideias Com a amiga, o marido, a mãe, o sócio, a babá, alguém da sua equipe. Pergunto: o que você faria no meu lugar? Muitas vezes encontro nas respostas inspiração para fazer o que precisa ser feito. Sim, é preciso uma dose de humildade para adotar uma ideia que não seja sua. Mas faz parte do pacote de não ser uma superheroína dos tempos modernos.

- Simplesmente começar Em alguns momentos, o melhor mesmo é fazer. Como diz o slogan da Nike: Just do it! Pode ser que não fique tão perfeito e pode ser também que quando você começar a colocar a mão na massa, as ideias surjam ou se organizem melhor. Para isso, é preciso baixar a expectativa de ser 100% impecável. Muita vezes, o 80% feito é melhor do que o 100% não feito.