Carreira

Quando a licença-maternidade acaba

Por Daniela Folloni
@blogitmae

Angustiada com a volta ao trabalho? Veja a opinião de quem já passou por isso

Quando a licença-maternidade acaba

Sei bem como é: a volta da licença-maternidade dá frio na barriga e gera ansiedade. Algumas mães não conseguem mais se imaginar longe do filho. Outras sentem falta do trabalho. Mas o que a maioria tem em comum é a dúvida: como vai ser daqui pra frente? Será que vai dar certo voltar a trabalhar? 

No meio do impasse, uma boa decisão é voltar. Para experimentar e ver no que vai dar. Às vezes, a gente cria um monstro na cabeça, acha que vai dar tudo errado e depois vê que estava completamente enganada. Pode ser também que você veja que o seu trabalho não é mais o que combina com sua nova vida. Porém, pelo menos, você foi lá, testou e então pôde tomar uma decisão consciente.

Com quem deixar o bebê? Nessa hora, melhor não seguir o que deu certo com as amigas, mas sim o que cai bem no seu coração. Deixe com quem você se sentir mais confortável e segura. Afinal, é bem provável que fique preocupada com o bebê durante o dia fora, mas se não estiver segura da sua escolha, essa preocupação vai pesar mais.

Se eu puder dar um último pitaco...

Sugiro evitar o fantasma da culpa (como se fosse fácil, mas vai lá e tenta!), que muitas vezes é um reflexo daquela vontade de ser uma mãe onipresente e perfeita.

Você vai descobrir que nossos filhos precisam da mãe, mas também podem criar laços e se relacionar com outras pessoas. O vínculo com você não se quebra com a volta ao trabalho. Aliás, vínculo com a mãe é forte demais para ser quebrado!

Você já percebeu que sua vida se transformou desde o momento que o seu filho nasceu. E esse é só o começo. A boa notícia é que você vai se tornar uma pessoa melhor - e até mesmo uma profissional melhor. Porque a maternidade é de fato uma das oportunidades mais bacanas de a gente se tornar uma pessoa melhor.

Começa assim, com você aceitando os desafios para ser mãe nessa vida moderna em que a gente quer um pouco de tudo. Vai dar tudo certo. E você vai achar o seu jeito de fazer. Com amor, sempre dá certo!

(Foto: Freeimages)