Comportamento

10 descobertas científicas sobre atração sexual que você precisa saber

Por Renata Deos

A ciência evolui. Quanto mais ela evolui, mais são as pesquisas que revelam dados interessantes sobre o comportamento humano

10 descobertas científicas sobre atração sexual que você precisa saber

O calor, o mar, pouca roupa e pronto, está preparada a fórmula para acontecer aquela atração. Certo? Talvez.

A atração sexual depende de fatores psicológicos, biológicos e ambientais. Segundo cientistas e suas pesquisas, como o professor Ian Penton-Voak, da Universidade de Bristol, e o professor Andrew Elliot, da Universidade de Rochester, existem alguns dados interessantes e comprovados sobre o comportamento humano quando o assunto é atração sexual. Conheça dez deles:

  1. Temos tendência a sentir atração por pessoas que se parecem conosco fisicamente.
     
  2. Temos tendência a sentir atração por pessoas que lembrem nossos pais (urgh!).
     
  3. Se você conhece uma nova pessoa assim que acaba de se exercitar, a tendência é que atribua o aumento dos batimentos cardíacos a essa pessoa e, consequentemente, se sinta atraído por ela.
     
  4. A bebida realmente faz com que achemos os outros mais atraentes. Está comprovado cientificamente que os bêbados dão maior nota para si e para outras pessoas em relação à atratividade.
     
  5. Se fazer de difícil funciona mesmo. Quando o assunto é conseguir um relacionamento de longo prazo, quem se faz de difícil acaba provocando mais desejo. Entretanto, se a busca é apenas por uma noite e nada mais, se fazer de difícil pode espantar.
     
  6. Para começar um diálogo, a maioria prefere um simples "Oi" ou "Tudo bem?" ao invés das terríveis cantadas "Você vem sempre aqui?" ou "Oi, gatinha". Muita intimidade logo de cara espanta.
     
  7. A atração é um processo multissensorial. Além do visual, o cheiro também conta, o gosto da boca...
     
  8. O que atrai a mulher depende do ciclo menstrual. No auge do período fértil, as mulheres têm a tendência a sentir atração por homens musculosos e de voz grossa.
     
  9. Os homens têm a tendência de sentir mais atração por mulheres vestidas de vermelho.
     
  10. Os homens têm maior atração pelos seios e corpos das mulheres nos meses de inverno do que no verão.
     

As pesquisas foram feitas por cientistas americanos e analisadas em um conjunto de indivíduos também dos Estados Unidos. Pode ser que o comportamento do brasileiro tenha outro padrão. Mas é interessante ver algumas similaridades nessas 10 tendências.

Você se viu em alguma das dez?

(Imagem: PhotoDune)