Comportamento

Amigo, estou aqui

Por Priscilla Perlatti

O dia em que eu me senti dentro do filme Toy Story 3

Amigo, estou aqui

Finalmente concluímos nossa mudança. Mas durante as semanas anteriores a ela, toda a família passou por um intenso - porém delicioso - processo de desapego. Tivemos de ser bem seletivos em relação ao que embarcaria conosco, já que tínhamos um limite restrito de volumes permitidos.

Selecionar roupas, utensílios e até móveis foi moleza. Difícil mesmo foi escolher os brinquedos que levaríamos para nosso novo lar, os que seriam encaminhados para doação e os que iriam direto para o lixo.

Nada nem ninguém me emocionou tanto como no momento em que encontrei, no fundo de uma caixa guardada no topo do armário, os bonecos de Buzz, Woody e Jessie que um dia pertenceram à Stella e depois à Lia. Sujos, gastos e com chapéus sumidos, acumulavam muitas e muitas horas de brincadeiras com as crianças que um dia já foram meus bebês.

Esse trio, que acompanhou tão de perto a primeira infância e o crescimento das minhas duas meninas, estava indo para o tribunal dos brinquedos usados, exatamente como acontece em um dos filmes da trilogia de Toy Story - que é, para a minha vida de mãe, tão importante quanto a saga Star Wars para a minha vida de nerd.

Como doar nossos amigos? Como se desfazer de quem protagonizou tantas e tantas aventuras com as crianças? Como ser mais benevolente do que Andy, Molly e sua mãe? Como não ferir os sentimentos desses brinquedos, mesmo sabendo que eles não têm mais o mesmo espaço em nossas vidas como tinham há alguns anos? E o mais importante: como minha vida foi imitar a arte nesse tanto?

Enquanto essas questões existenciais iam ocupando minha cabeça, Stella se aproximou e, já sentindo um clima de Toy Story 3 inundando meu coração e meus olhos (ou seja, lágrimas incontroláveis) me abraçou e disse:

- Mamãe, tudo bem. O Woody, o Buzz e a Jessie podem ficar na casa da vovó. A gente nunca vai doar eles, não é mesmo?

E no que ela ouviu meu suspiro aliviado, virou as costas e saiu cantando a trilha sonora do filme:

"O tempo vai passar

Os anos vão confirmar

Às três palavras que eu proferi

Amigo estou aqui

Amigo estou aqui

Amigo estou aqui..."

 

(Foto: Arquivo pessoal; Vídeo: Acervo Disney)