Comportamento

Classificação Indicativa de filmes - algo bom e ruim

Por Jorge Freire Jr.

A classificação existe para dar uma noção, para os pais, se o filme é indicado para o seu Padawan. Porém, os pais precisam ter discernimento

Classificação Indicativa de filmes - algo bom e ruim

Em todos os filmes existe a Classificação Indicativa. Esse sistema indica para os pais e responsáveis se o filme que o seu Padawan tanto quer ver se encaixa para a idade dele.

Porém, como você deve ter percebido, a classificação é indicativa. Ou seja, ela está indicando que o filme X é para a faixa etária Y e isso não quer dizer que é o filme é proibido. E isso é bom e ruim.

É bom

Eu, por exemplo, fui assistir Os Vingadores (Classificação Indicativa 12 anos) para ver se eu podia levar o meu Padawan. Lutas em excesso, tiros e certa violência impossibilitou que eu o levasse. Ele tinha apenas 3 anos de idade (eu sei, novo demais, mas pai nerd é assim mesmo, ansioso). Porém, achei que 12 anos estava um pouco demais. Se o Padawan tivesse 8 ou 9 anos, eu o levaria sem problemas. Claro que iria ficar explicando o filme e mostrando o que é o certo é errado. 

E é esse tipo de atitude que os pais precisam ter: discernimento.
 

É ruim

Como a Classificação Indicativa não proíbe a entrada no filme (alguns cinemas até proíbem, mas é tão fácil contornar isso), muitos Padawans acabam vendo muita coisa imprópria para a idade deles. É isso é desaconselhável, pois a tensão psicológica e a violência de alguns filmes afeta diretamente os Jovens Padawans de várias maneiras.

Então, pais, chequem SEMPRE a Classificação Indicativa dos filmes. E na dúvida, assista antes, sozinho. Avalie se seu Padawan estará preparado para ver o tipo de conteúdo. Fica a dica.