Comportamento

A mãe de cada signo

Descubra como as características do Zodíaco podem influenciar na relação entre mães e filhos

A mãe de cada signo

Quem nunca ouviu a típica frase “Mãe é tudo igual”? Apesar de serem sempre muito preocupadas com seus filhos e extremamente amorosas em relação aos pequenos, elas possuem, sim, muitas diferenças. Até o Zodíaco influencia nisso.

Pedimos ajuda à astróloga, taróloga e psicanalista Camila Colaneri para apresentar um pouco das características das mães de cada signo.

Abaixo, ela aponta as principais características de cada mulher, ressaltando que “as considerações sobre as personalidades das mães são tendências relacionadas ao signo solar”.

“Também vale a pena ler um pouco sobre a posição por signo da Lua que, no mapa astral, representa o tipo de mãe que cada uma é e o que se traz como referência das próprias mães”, diz.

Pronta? Vamos lá!

(Fotos: Getty Images; Alex Carvalho [Carolina Ferraz e Marieta Severo], Renato Rocha Miranda [Juliana Paes, Letícia Spiller e Carolina Dieckmann], Aline Massuca [Grazi Massafera e Angélica], Estevam Avellar[ Alline Moraes e Giovanna Antonelli], João Miguel Júnior [Heloísa Perissé e Betty Faria] e João Cotta [Claudia Abreu]/ TV Globo/ Divulgação)

1
Áries (21/03 a 20/04)
São mães dinâmicas e ativas, que criam seus filhos para serem independentes – e os incentivam a usar a criatividade. Como são mais aceleradas e impacientes, devem perceber o ritmo diferente que têm, se comparadas aos seus filhos, de forma que eles não se sintam “atropelados”. Além disso, as mães arianas são animadas, ágeis e adoram brincar e se divertir com as crianças. A atriz Juliana Paes faz parte do time.
2
Touro (21/04 a 20/05)
São mães amorosas, que gostam de estabelecer contato físico com seus filhos e têm, inclusive, dificuldades para se separar deles – assim como de colocar limites nos espaços de cada um. Podem ser bastante protetoras e gostam de transmitir a sensação de segurança para as suas crianças. As taurinas, como a atriz Betty Faria, adoram cuidar, nutrir, gerar conforto material e estabilidade.
3
Gêmeos (21/05 a 20/06)
São articuladas e inteligentes, que adoram conversar e estimular intelectualmente seus filhos. Estão sempre abertas a discussões e mostram muitas opções para os pequenos, podendo se dispersar na questão da autoridade e da disciplina. As mães geminianas são joviais e gostam de acompanhar o ritmo dos filhos e as tendências. Letícia Spiller que o diga, não é?
4
Câncer (21/06 a 21/07)
São as famosas “mãezonas” do zodíaco. Amorosas, dedicadas e preocupadas, são verdadeiras cuidadoras e tendem a gostar do universo infantil. Supervisionam tudo, orientam e nutrem – podendo até dificultar a autonomia dos filhos. As mães cancerianas são muito sensíveis e criativas. A atriz Grazi Massafera faz parte do grupo.
5
Leão (22/07 a 22/08)
As mães leoninas, como a atriz Heloisa Perrisé, são generosas, sabem ter domínio e autoridade e sentem orgulho de seus filhos. Estimulam a criatividade e a autonomia, mas também gostam de supervisionar e dar a última impressão. Buscam passar autoconfiança para suas crianças e as nutrem de coragem para seguir adiante. Só devem ficar atentas para não colocarem suas vontades acima da dos filhos.
6
Virgem (23/08 a 22/09)
As mães são ótimas cuidadoras – Carolina Dieckmann é virginiana! São práticas e funcionais e sabem organizar a rotina e o cotidiano dos filhos, propiciando um ambiente seguro e homogêneo. Precisam apenas ficar atentas para não transmitirem inseguranças e ansiedades para suas crianças, já que gostam que tudo saia da melhor maneira possível. Por serem muito eficientes, devem tomar cuidado para não se escravizarem na função de mãe.
7
Libra (23/09 a 22/10)
As mães librianas buscam ser sempre justas e gostam de escutar para que possam tomar a melhor decisão. Elas levam aos seus filhos os conceitos de equilíbrio, diplomacia e parcimônia e procuram tornar o ambiente harmônico e belo. Por serem estéticas e artísticas, como a atriz Cláudia Abreu, podem estimular as artes em geral. Mas, como odeiam conflitos, podem ter dificuldade para se posicionar com seus filhos.
8
Escorpião (23/10 a 21/11)
São intensas em tudo que fazem, inclusive na maternidade. Elas se conectam com muita força emocional aos filhos e querem saber de tudo para que não percam o controle. Devem ficar atentas para não passar por cima dos pequenos – mesmo que com a intenção de ser o melhor para eles. As mães de escorpião (entre elas, Marieta Severo) estimulam os filhos, dando-lhes coragem e determinação, e prezam por princípios de ética e pelos compromissos que assumem.
9
Sagitário (22/11 a 21/12)
Sagitarianas como a apresentadora Angélica são mães dinâmicas e alegres, que gostam de transmitir otimismo e idealismo aos seus filhos. Adoram se divertir, se aventurar e viajar com suas crianças e, sempre que possível, transmitem conceitos filosóficos e, por vezes, religiosos. Elas gostam de promover trocas intelectuais, mas devem tomar cuidado para não colocarem suas opiniões como as melhores, não dando direito à contra-argumentação.
10
Capricórnio (22/12 a 20/01)
As mães capricornianas, caso da atriz Alline Moraes, são dedicadas e sabem colocar limites e organizar o cotidiano, passando conceitos de segurança e independência para os filhos. Buscam bases sólidas, ensinam sobre as regras e as hierarquias e são muito responsáveis e confiáveis. No entanto, podem perder um pouco do contato emocional pela rigidez e, por vezes, colocar a disciplina acima das questões infantis.
11
Aquário (21/01 a 19/02)
Gostam de ser amigas de seus filhos, já que priorizam a amizade em suas vidas. Criam seus filhos para serem independentes, estimulando a ousadia e a autenticidade e buscando promover encontros para que tenham contato social. As mães aquarianas, como a atriz Carolina Ferraz, dão muito espaço para as crianças, mas podem ter dificuldade de impor limites, já que existe o risco de não gostarem das exigências da vida cotidiana.
12
Peixes (20/02 a 20/03)
As mães piscianas - a atriz Giovanna Antonelli é uma delas - se envolvem emocionalmente com seus filhos e percebem, através da intuição, o que eles necessitam. São prestativas e adoram entrar no mundo lúdico das crianças. Com a mãe de Peixes, a disciplina pode se perder, mas elas usam toda a intuição possível para observar o ritmo de seus filhos.