Comportamento

Quer parar de seguir aquele chato do Facebook?

Reunimos essa e mais 11 dicas para você aproveitar (só) o melhor da rede social

Quer parar de seguir aquele chato do Facebook?

Postar, curtir, compartilhar, adicionar. O fato dessas palavrinhas estarem tão integradas ao nosso dia a dia revelam a influência e o sucesso do Facebook, rede social criada no ano de 2004 e que hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos – número equivalente à população da Índia.

No ranking mundial, o Brasil ocupa a terceira posição, com cerca de 61 milhões de usuários. São homens, mulheres, crianças, jovens e até idosos que utilizam a rede social para se conectar com amigos e compartilhar ideias todos os dias. É um mundo encantador, que quase ninguém quer ficar de fora.

“Eu fiz o meu perfil em 2008, quando frequentei um curso para quem não sabia nada de computador. Depois de criar um conta no Facebook, passei a me sentir mais atualizada, converso sobre vários assuntos”, comenta Francisca Ramos da Silva, de 72 anos.

Hoje, a simpática vovó diz que já perdeu as contas de quantos contatos tem na rede, entre familiares, amigos dos seus sete netos e conhecidos de longa data. Mas, apesar de usar a rede social há mais de seis anos, Francisca revela que algumas dúvidas e dificuldades, às vezes, acabam surgindo.

“Nesse caso, aciono os meus netos e eles me ajudam, sempre com muito boa vontade. Assim, posso atualizar o meu status e escrever o que sinto, mesmo não agradando a gregos e troianos”, brinca a usuária. Se assim como Francisca você quer aproveitar o melhor do Facebook, aqui vai um miniguia para bom uso da rede.

(Foto: Getty Images)

1
Listas de amigos, de parentes, de colegas de trabalho…
O Facebook é um espaço público, em que a maioria das pessoas compartilha informações privadas. Por isso, a rede social disponibiliza diversas configurações de privacidade para que o internauta só divida suas atualização com quem realmente desejar. Uma boa dica é criar listas de acordo com o seu grau de afinidade com as pessoas que te adicionam. Para fazer isso, vá ao tópico “Amigos”, localizado na coluna à esquerda da tela inicial e clique em “Mais”. Você vai perceber que o Facebook já cria algumas listas. Para personalizar as suas, clique em “Criar lista”. Dá para fazer uma para a família, outra para os colegas de trabalho, outra para os amigos muito próximos. Mais para frente você entenderá porque ter diferentes listas é importante.
2
Quem vai ver suas publicações
Agora é hora de escolher quem poderá ver todas as informações que você publica. Comece clicando na seta voltada para baixo, último ítem localizado na barra azul, no canto superior direito da tela. Depois vá em "Configurações" e, em seguida, clique em "Privacidade". Ao selecionar “Editar”, é possível escolher quem poderá ver suas publicações, quem poderá entrar em contato e quem poderá te procurar. No geral, é possível escolher entre “Público” e “Amigos”, mas quem tem listas pode fazer um filtro mais eficiente. Nesse caso, é só clicar em “Personalizado”. O mesmo vale para aquelas informações gerais, disponíveis na coluna esquerda da timeline. É só clicar em “Editar perfil” para definir restrições. Fora isso, toda vez que for fazer uma atualização ou compartilhar um post, vídeo ou foto, você pode fazer a seleção se qualquer pessoa no Facebook poderá vê-los ou apenas seus amigos. É justamente nessas atualizações do dia a dia que as listas funcionam muito bem. Afinal, você não precisa dividir com o seu chefe as fotos daquela festa que rolou no final de semana, mas que você está doida para compartilhar com as amigas. Nos posts, o botão para a escolha da privacidade está disponível bem ao lado do “Publicar”.
3
Amigas, sim, mas sem contar novidades
Sabe aquela pessoa que você adiciona só por educação, mas não tem a mínima vontade de dividir suas novidades com ela? A dica é colocá-la na lista de “Restritos”. Assim, ela só poderá ver aquelas informações que você tornar públicas no seu perfil. Para fazer a lista funcionar, clique em "Amigos" (coluna esquerda da página principal), depois em "Mais" e em "Restritos", finalizando com "Adicionar amigos à lista".
4
Acompanhe atualizações de alguém que não é amigo
O Facebook reúne muitos usuários com postagens interessantes, que você adoraria adicionar, mas não o faz por falta de intimidade. Nesse caso, experimente seguir essas pessoas. Isso significa que você verá todas as atualizações públicas que ela postar no feed da sua timeline. Para tanto, vá ao perfil da pessoas e clique em “Seguir”, localizado bem ao lado do botão de envio de solicitação de amizade. Se o botão não aparecer, é que a pessoa não disponibiliza esse recurso.
5
Deixe de seguir alguém sem excluir amizade
Apesar de ser um ambiente virtual, há muita política de vizinhança na rede social. Por exemplo, quantas pessoas você gostaria de excluir da sua timeline, mas acaba não fazendo porque é uma pessoa da família? Provavelmente muitas! Pois saiba que dá, sim, para fazer isso, sem magoar os sentimentos de ninguém. O que acontece é que, quando você inicia uma amizade com alguém, automaticamente começa a seguir essa pessoa. Ou seja, tudo o que ela posta aparece entre no "Feed de Notícias". Entretanto é possível parar de seguir alguém – e deixar de ver tudo o que ela publica – sem desfazer a amizade. Basta acessar o perfil do usuário "chato", e clicar sobre o botão “Seguindo”, localizado no topo superior direito da tela. Nossa amiga Francisca é adepta do “Deixar de seguir” e revela: “É fácil, não tem dificuldades”. Se mudou de ideia, é só clicar em “Seguir” e voltar à rotina anterior, sem que o “amigo” saiba de nada.
6
Bloqueie quem incomoda
Se tem alguém que insiste em te adicionar (e você não conhece esse alguém) ou se quer que uma pessoa suma da sua vista (inclusive virtual), a dica é bloquear esse perfil. Clique na seta localizada no canto superior direito, na faixa azul. Em seguida vá em "Configurações" e "Bloqueio". No campo "Bloquear usuários", é só escrever o nome de quem deseja manter bem à distância. Uma vez que alguém é colocado nessa “lista negra”, não há chances de interação: essa pessoa não vê mais o que você publica, não pode mais iniciar uma conversa, nem mesmo te adicionar como amiga. Utilizando essa mesma configuração é possível bloquear convites de aplicativos (é só escrever o nome do aplicativo) e aqueles convites de evento que você recebe toda semana daquela sua amiga superbaladeira – nesse caso, é só incluir o nome dela na lista que esse tipo de compartilhamento não aparecerá mais na sua timeline.
7
Fim aos sons chatos das notificações
Quem gosta de curtir um som enquanto navega na rede costuma ficar incomodada com aquele barulhinho que o Facebook faz quando tem uma notificação de conversa, atualização de amigo ou convites. Quer deixar o Facebook mudo? Então siga essa: clique na seta localizada no canto superior direito, na faixa azul. Em seguida vá em "Configurações" e "Notificações". No item “Como você recebe notificações no Facebook”, clique em “Visualizar” e desative a opção do som.
8
Cancele aquele jogo que não aguenta mais
Muitos jogos que você acessa na rede ou aplicativos que baixa no celular pedem autorização para ter acesso às suas informações e até publicar em seu Facebook. Caso tenha ficado incomodada com alguns deles, é possível desabilitá-lo rapidinho. Vá na seta superior e clique em "Configurações" e "Aplicativo". A tela mostrará todos os aplicativo ao qual você está conectada. Para remover algum, basta clicar no “X”, disponível ao lado do ícone de cada um.
9
Suma com postagens que não quer ver
Muitas vezes nos deparamos com publicações nada próprias na nossa timeline. Pode ser uma foto, um vídeo ou até um comentário capaz de deixar um usuário incomodado. Para ocultar itens indesejados da sua linha do tempo, é só clicar na setinha disponível em cada publicação (geralmente aparece no canto superior) e escolher a opção “Não quero ver isso”. Se for um caso abusivo e quiser informar o problema ao Facebook, você pode clicar em: “Por que você não quer ver essa publicação?”, respondendo às perguntas seguintes.
10
Chat só quando estiver a fim
O Facebook disponibiliza para todos os seus usuários um aplicativo de mensagens instantâneas. Para ativá-lo, basta clicar no ícone da engrenagem, localizado no canto inferior direito da página e, depois, escolher “Ativar o bate-papo”. O caminho inverso funciona também. Quando não estiver com vontade de conversar com ninguém e quiser ficar offline, escondidinha, escolha “Desativar bate-papo”. No ícone da engrenagem também é possível ocultar a barra lateral para conversas.
11
Última instância: excluir usuário
Você ocultou publicações, parou de seguir, mas mesmo assim a amizade virtual chegou ao fim? Excluir é a solução. Francisca conta que passou por isso durante o período de campanha das últimas eleições. “Fui atacada por uma pessoa muito bem informada. Fiz questão de responder delicadamente, mas depois deletei o fulano”, lembra. Para fazer o mesmo, acesse a página do seu futuro ex-amigo, clique no botão “Amigos” (localizado na parte superior da tela) e, depois, em “Desfazer amizade”.
12
Não perder atualizações da página que gosta
Já deve ter notado que, com a infinidade de usuários e muitas e muitas páginas legais, nem todas as atualizações aparecem na sua timeline – e às vezes você até acha que aquela marca que gosta tanto não está mais trazendo novidades. Não é bem assim. É que o Facebook mudou algumas regras para apresentar as atualizações. Por conta disso, se quiser não perder nada, deve seguir alguns passos. Para acompanhar, por exemplo, todas as novidades da página de Disney Babble Brasil (https://www.facebook.com/DisneyBabbleBR) clique em "Curtiu" e, depois, em "Obter Notificações".