Comportamento

A vantagem é sua

Tire proveito das características exclusivamente femininas e da maneira como seu cérebro processa a linguagem, as informações, as emoções e o conhecimento

A vantagem é sua

Desde bebê, homens e mulheres desempenham as mesmas atividades de formas distintas. A ala feminina, por exemplo, tende a se destacar nas ações que envolvem empatia, habilidades verbais, sociais e de proteção.

Já a turma masculina demonstra maior habilidade nas ações que envolvem independência, dominação, cálculos matemático-espaciais e agressividade relacionada à hierarquia.

Segundo Renato Sabbatini, doutor em neurofisiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, durante algum tempo, os próprios cientistas eram céticos quanto ao papel dos genes e das diferenças biológicas, afinal, o aprendizado cultural é muito poderoso e influente entre os seres humanos.

“Após muitas pesquisas cuidadosas e bem controladas, em que o meio ambiente e a aprendizagem social foram isoladas, foi possível atestar que existe uma grande variedade de diferenças neurofisiológicas e anatômicas entre os cérebros dos homens e das mulheres”, afirma.

Essas diferenças, no entanto, não implicam em classificar as mulheres melhores que os homens ou vice-versa nas características em que se destacam. Na verdade, para o psicólogo Cristiano Liveraro, reconhecer as habilidades de cada gênero na maneira de pensar e sentir pode ser uma forma de melhorar as relações interpessoais. 

Mulher atarefada

Com a ajuda do psicólogo Cristiano Liveraro, listamos as características mais marcantes das mulheres e como isso pode ser usado no dia a dia profissional.

(Fotos: Getty Images)

1
Multitarefa
Equilibrar vários pratos ao mesmo tempo é mesmo uma habilidade feminina indiscutível. As mulheres são capazes de executar de forma competente várias atividades paralelas, como trabalhar, cuidar dos filhos, de si mesma e da casa. Se você quer empreender, lance mão dessa característica, afinal, todo começo requer que o próprio empreendedor cuide das muitas etapas do negócio.
2
Detalhista
Mulheres são atentas às minúcias. Do mesmo jeito que são capazes de enxergar aquela sujeirinha escondida no canto perdido da casa, também não ignoram letrinhas miúdas de contratos decisivos e importantes. Já ouviu falar que no momento da decisão é o detalhe que faz a diferença? Por isso a mulher observa, analisa, coleta informações e, por fim, decide. Dessa forma, algo que poderia passar despercebido é facilmente identificável por uma de nós.
3
Colaboração
Unir esforços em busca de um resultado positivo e benéfico para todos os envolvidos também é algo próprio da mulher. Estar aberta para receber a opinião do outro e aproveitar de maneira construtiva para o bem comum é uma forte característica para quem exerce – ou pretende exercer! – cargos de liderança. No empreendedorismo isso também é vital, afinal, é importante ouvir funcionários, clientes e fornecedores.
4
Objetividade
Essa característica está muito relacionada ao fato de ser multitarefa, afinal, com tantas demandas para se dar conta não é possível viver de rodeios. No campo profissional, isso também se une à questão de que, para a mulher, é importante que todos compreendam o que ela deseja, então, termos técnicos e linguagem burocrática podem dificultar uma conversação fluída. Conclusão: vamos direto ao ponto, sem mimimi.
5
Boas ouvintes
É próprio da ala feminina estar de ouvido atento e aberto - pode ser para uma amiga, para o filho, o marido ou até aquele parente distante que precisa de um colo. Ouvir o que as pessoas têm a dizer abre outras perspectivas sobre uma determinada situação. Ao usar essa característica no campo profissional, a mulher consegue tomar decisões de maneira mais assertiva.
6
Inteligência emocional
Antes de qualquer passo, seja em seu cotidiano familiar ou no campo profissional, as mulheres analisam as situações de forma que a decisão final reflita aquilo em que elas acreditam, pois isso demonstra sua essência e propósito. É por essa razão que elas costumam ser mais flexíveis e abertas a negociações, de forma que ambas as partes saiam ganhando.
7
Pedem ajuda
As mulheres não têm vergonha de pedir informação. Quando estão perdidas, não hesitam em parar num posto de gasolina para encontrar o caminho correto, por exemplo. E da mesma forma os negócios ou a carreira são conduzidos. Uma das premissas básicas do lado feminino é compreender a fundo sobre o barco em que está entrando. Mulheres não se sentem preocupadas ou envergonhadas em perguntar até entenderem todos os aspectos necessários para a concretização de um negócio.
8
Dividir para somar
Da mesma forma que buscam ajuda, elas também fornecem. A mulher não se preocupa em dividir informações sobre um assunto que domina, justamente porque acredita no seu potencial ou que há espaço para todos. As mulheres têm a tendência de apostar na união de esforços, mesmo entre concorrentes, para que todos possam se beneficiar.
9
Paciência
Mulheres sabem esperar o tempo certo de cada situação. Talvez por seu instinto biológico da gestação, elas sabem que tudo tem o seu momento e que apressar os fatos pode fazer com que o resultado final desande. Por isso as mulheres conseguem dar passos mais cautelosos e assertivos, o que as têm transformado em excelentes empreendedoras.
10
Sexto sentido
É aquela intuição que diz lá no fundo qual caminho seguir. Todo mundo tem essa característica, mas nas mulheres é mais aflorada, permitindo que se enxergue determinadas situações com o coração. Ele também se faz presente quando analisamos uma situação com bom senso, sem julgamento e com parcimônia. Usá-lo na vida profissional nada tem de místico. A mulher que se utiliza dessa ferramenta é aquela que consegue olhar o todo e decidir pelo caminho mais correto.