Cozinha

Gelatina arco-íris

Por Priscilla Perlatti

Receita que está fazendo o maior sucesso na internet é a cara do Carnaval!

Gelatina arco-íris

Você já deve ter visto por aí imagens da gelatina multicolorida em camadas. Ela é a receita do momento, combina com Carnaval, calor e crianças. Apesar do visual elaborado, não chega a ser um grande desafio para quem tem o mínimo de intimidade com a cozinha, mas é preciso separar um tempinho para a execução.

Minhas filhas adoraram a ideia de fazer nosso próprio arco-íris comestível. Ajudaram a separar os utensílios, medir os ingredientes, escolher e testar a melhor combinação de cores para as gelatinas. Mas essa empolgação toda durou só até eu despejar o segundo creme do doce. As três horas do passo a passo repetitivo acabaram sendo demais para manter a curiosidade infantil delas. 

Essa sobremesa não é complicada de se fazer, mas existem alguns segredinhos para ela sair perfeita. Anotem aí:

  • É fundamental respeitar o tempo de freezer entre as cores, garantindo que a camada inferior esteja consistente o suficiente para receber o próximo passo da receita. Se estiver muito calor no dia, aumente o tempo de freezer entre cada camada;
  • Cuidado na hora de despejar a gelatina, que deve estar morna ou na temperatura ambiente (se estiver muito quente pode até fazer um buraco nas camadas que estão abaixo). A dica é usar um recipiente que tenha um bico e distribuir o líquido por toda a extensão da forma de modo uniforme. 
  • Teste a combinação de cores antes. É uma delícia inventar e brincar com as possiblidades de combinações. Se não tiver no mercado uma cor que você queira, invente, misturando dois ou mais sabores de gelatinas!

 

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisar de:
Ingredients Group 1 List: 

Leite condensado: 100 ml

Leite de coco: 100 ml

Gelatina: 5 caixas de cores e sabores diferentes (de preferência todas da mesma marca)

Água fervente: 750 ml

Água fria: 750 ml

Step to step: 
Modo de preparo
1
Unte a forma que você irá fazer a gelatina com um pouco de óleo.
2
Dissolva todo o conteúdo do pacote de gelatina em 150 ml de água fervente. Misture bem para que não sobre nada do pó no fundo do recipiente.
3
Adicione mais 150 ml de água fria e mexa até que o líquido esteja homogêneo.
4
Despeje, com cuidado, metade da mistura na forma. Leve ao freezer por 10 minutos.
5
Na gelatina que sobrou no recipiente, adicione 2 colheres (sopa) de leite condensado e 2 colheres (sopa) de leite de coco. Mexa até que os ingredientes se misturem completamente.
6
Depois de 10 minutos no freezer (e só depois disso), retire a forma e despeje, em movimentos suaves, o restante da gelatina (agora cremosa com os leites). Tente derramar a mistura por toda a forma, para facilitar a cobertura e evitar que o fluxo que cai da mistura forme um buraco na camada inferior.
7
Volte a forma ao freezer e espere pelo menos mais 15 minutos.
8
Repita os passos 2 a 7 com todas as outras cores de gelatina. Importante: sempre respeite o tempo de freezer de cada camada - esse é o grande segredo para a receita ficar perfeita!
9
Depois de despejar a última camada, leve a gelatina ao refrigerador por pelo menos 4 horas. Na hora de desenformar (suspense!) muito cuidado: se estiver difícil para o doce se soltar da forma, deixe-a por alguns minutos em um recipiente com água quente. Mas cuidado para a gelatina não ficar mole demais!
comentarios gelatina, doces, sobremesas