Cozinha

Ideias para servir berinjelas

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

Essa deliciosa hortaliça é muito versátil e combina com praticamente todos os pratos. Que tal aprender uma receita fácil com ela?

Ideias para servir berinjelas

Berinjela pode ser assada, frita, virar pasta para passar no pão, recheio de pastel e ingrediente de papinha. Mas ela tem um segredo: precisa passar por um tipo de desidratação. Ser escaldada em água fervendo e com sal para perder o amargor e não ficar com a cor escura.

Para empanar, uso sempre a farinha de tempurá, que é possível comprar em empórios de produtos orientais e até em alguns supermercados.

Para fazer uma pasta e comer com pão, bsta cortar em fatias, escaldar e levar ao forno, prequecido, com fio de azeite, alho, pimenta, sal e gotas e limão (opcional). Deixe assar até praticamente desmanchar. Quando tirar do forno, descarte a casca, amasse as berinjelas com o alho assado e sirva.

Assadas, ficam deliciosas. Aprendi com a minha mãe uma receita supimpa que deixo abaixo.

Beijos,

Patrícia

(Foto: Getty Images)

Ingredientes

Ingredients Group 1 Name: 
Você vai precisar de
Ingredients Group 1 List: 

Berinjela: 1 unidade

Cebola: 1/2 unidade picada

Azeite: 1 colher (sobremesa)

Sal: a gosto

Pimenta-do-reino: a gosto

Ingredients Group 2 Name: 
Faropa de pão
Ingredients Group 2 List: 

Pão velho: 1 unidade de qualquer pão velho (pode ser congelado)

Queijo duro (pode ser parmesão, Minas curado): 50 g ralado

Ervas frescas (qualquer uma: manjericão, tomilho ou sálvia): 1 colher (sopa)

Step to step: 
Modo de preparo
1
Corte a berinjela ao meio e coloque-a na panela com água salgada para ferver e amolecer o miolo.
2
Retire da água. Raspe a carne e reserve a casca.
3
Em uma panelinha, refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Coloque o miolo da berinjela. Se quiser acrescentar, nessa etapa, carne de peru, carne moída, presunto em cubo, pode. Use esse preparo para preencher a casca reservada. Arrume-as em uma assadeira.
4
Para a farofa
Triture o pão no processador ou no liquidificador. O primeiro é melhor. Triture até ficar uma farinha grossa, acrescente o queijo ralado, as ervas picadas (ou, se preferir, trituradas).
5
Coloque essa farofa sobre a berinjela e leve ao forno, preaquecido a 200 °C, para tostar a farofa. Deixe com uma camada praticante crocrante. Se o forno tiver a opção para grelhar, use para deixar a farofa crocante. Sirva acompanhada de salada de folhas verdes e beterrabas cozidas.
comentarios berinjela, berinjelas