Cozinha

Seu amigo de forno e fogão: o papel alumínio

Por Patrícia Cerqueira
@Comida Boa Muda Tudo

A técnica de embrulhar o alimento para cozinhar é tão antiga quanto a humanidade. O papel alumínio substituiu as folhas de bananeiras e os potes de cerâmica. Mas você sabe o que fica bom embrulhado e assado?

Seu amigo de forno e fogão: o papel alumínio

Cozinhar o alimento embrulhado é um hábito muito antigo de tribos indígenas ou mesmo quilombolas brasileiros. Eles temperavam o peixe e o embrulhavam em uma folha grossa. Abriam um buraco no chão de terra batida, acendiam o fogo ali dentro e colocavam o peixe. Povos indígenas também recorriam a potes de cerâmica para assar a comida.

O mundo mudou muito e não temos mais a necessidade de abrir buracos no chão para assar nada. Porém, a técnica do papilote se mateve porque deixa o alimento maravilhoso. Assa por inteiro e concentra os sabores e aromas. Hoje, o papel alumínio substituiu a folha de bananeira e a cerâmica. No forno, o alumínio não queima, não se dissolve nem altera o sabor o prato. Você pode assar qualquer alimento no papilote, dos legumes à carne e até massa. 

Essa técnica é muito prática porque você coloca os alimentos no papilote, em seguida, os temperos, fecha o papel e leva ao forno. Enquanto a comida assa, dá tempo de brincar com os filhos ou tomar um banho ou ainda ler mais um capítulo daquele livro que mora no seu criado-mudo porque nunca sobra tempo para você avançar mais algumas páginas.

Há muito tempo, minha nutricionista passou receitas deliciosoas que compartilho algumas com você. E no meu blog, o COMER PARA CRESCER, tem post sobre os outros usos que podemos fazer com o papel alumínio. Depois dá uma passada por lá para descobrir cada coisa bacana que possível fazer.

Beijos,

Patrícia

(Foto: Arquivo pessoal)

Cozinhando no papel alumínio
1
Peixe
Qualquer peixe fica muito bom, mas o salmão é um dos mais indicados. Asse em forno a 200 graus, 4 filés desse peixe, temperados com sal, pimenta do reino e uma pasta feita com manteiga salgada, alho picado, molho de soja, salsinha picada e gengibre picado ou ralado. Feche o papel e deixe no forno por 10 minutos.
2
Legumes
A batata assada embrulhada é clássico aqui em casa. Mas eu também embrulho beterraba, cenoura, abóbora cabotia. A beterraba embrulho acompanhada de alho porró, sal, azeite e pimenta do reino. A abóbora vai com sal, pimenta do reino e folhas de sálvia, assim como a cenoura. Ficam divinas e docinhas.
3
Carne
A maminha na crosta de sal grosso fica maravilhosa. Coloque o papel em uma assadeira, faça um berço de sal grosso e coloque a carne nessa cama. Cubra a maminha com o restante do sal, feche o papel alumínio e asse por uma hora. Retire a carne do sal e sirva.
4
Tomate
Lembra da receita do tomate recheado da Lia. Então, você pode substituir o recheio de queijo por arroz e camarão. Feche o papel alumínio e asse por 20 minutos.