Educação e Desenvolvimento

Como tirar a fralda noturna

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Nove entre dez mães que conheço têm medo do desfralde da noite. Confira as dicas para não sofrer com o processo

Como tirar a fralda noturna

O desfralde diurno da minha filha Catarina aconteceu às vésperas dela completar dois anos de vida. Durante a primeira semana de tentativas, achei que levaríamos mais de um ano no processo (você sabe o que são cinco calcinhas trocadas no intervalo de algumas horas? Pois é, passei pela experiência por aqui!).

Para minha surpresa, entretanto, no segundo dia tivemos apenas um acidente. E ao fim de duas semanas, tudo estava funcionando perfeitamente bem, sem nenhum escape.

Achei que com o desfralde noturno teríamos a mesma facilidade. Eu não estava com pressa na retirada da fralda, por isso esperei por um sinal divino que mostrasse que o momento certo havia chegado. "Quando ela estiver pronta, começará a acordar com a fralda seca", eu pensava.

Os meses foram passando, passando, e Catarina continuava a acordar molhada todas as manhãs. Até que, com a aproximação de seu terceiro aniversário, decidi que já era hora de tentar o desfralde noturno.

Foram duas semanas terríveis, com o berço molhado pelo menos uma vez por noite. Ela já tinha uma boa compreensão do que estava acontecendo e ficava frustrada a cada nova escapada. "Errei a hora", pensei. E, sim, voltei atrás na minha decisão e coloquei novamente a fralda.

Mas então algo interessante começou a acontecer. Pensei que poderíamos reiniciar o desfralde ainda com a fralda. Na pior das hipóteses, ela acordaria molhada no dia seguinte, não é mesmo? E pouco a pouco Catarina aprendeu a controlar o xixi durante a madrugada, chamando-me no meio da noite quando precisava ir ao banheiro.

A seguir, eu deixo minhas dicas para quem está enfrentando esse mesmo processo. Fico torcendo por vocês!

- Espere até a hora certa chegar. Antecipar o desfralde pode torná-lo desgastante tanto para a mãe quanto para o filho. Aguardar até que o bebê acorde seco ou tenha compreensão para colaborar é fundamental.

- Se seu filho nunca acordou seco, você pode tentar o desfralde ainda com a fralda. Converse com ele, explique que já é grande e que já consegue ficar sem fazer xixi durante a noite. Aos poucos você poderá perceber que, finalmente, a fralda amanhece sem xixi!

- Presenteie. A cada dia sem xixi durante a noite, minha filha ganhava um adesivo brilhante de que gostava. A foto de nosso arquivo pessoal mostra o berço cheio de adesivos! Maravilha!

- Diminua a quantidade de líquidos depois das 18h. E leve-o para fazer xixi duas vezes antes de dormir (para garantir que a bexiga está vazia de verdade!).

 

(Foto: Arquivo pessoal)

 

comentarios desfralde, fralda, noite