Educação e Desenvolvimento

Cuidado e carinho na escolha dos presentes de Natal

Por Priscilla Perlatti

Dicas para selecionar brinquedos adequados à faixa etária e de boa qualidade

Cuidado e carinho na escolha dos presentes de Natal

*PUBLIEDITORIAL

Tem gente que gosta de fazer contagem regressiva para o Natal e, no meio de novembro, já está com a árvore montada, pisca-pisca na janela e a casa toda decorada em verde e vermelho. Eu sou de outro time. O que me deixa mais animada dentre os preparativos natalinos é planejar os presentes e imaginá-los todos embrulhados debaixo da árvore.

Para acertar no presente, acho importante fazer uma pesquisa e selecionar os mimos com calma, principalmente quando os presenteados são crianças. A oferta nas lojas infantis é avassaladora. Por isso, escolher brinquedos adequados à faixa etária e de boa qualidade aumenta as chances do presente ter uma vida útil longa, proporcionando muitas horas de brincadeiras felizes. 

 

Alguns pontos importantes para avaliar antes de fazer a compra:

  • Informar-se não só sobre a idade, mas também sobre as atividades preferidas da criança a ser presenteada. Algumas têm preferência por estímulos cognitivos específicos, como construir torres; outros gostam da parte motora, como correr e dançar.
  • Saber sobre a qualidade dos materiais utilizados: se são atóxicos (inclusive as tintas usadas para colorir o plástico dos brinquedos) e minimamente resistentes a quedas e pancadas. 
  • Descobrir se são seguros. Segurança é um item que deve ser checado muitas vezes. É preciso observar se existem peças pequenas ou mal fixadas, se o brinquedo é bem construído e se não há partes pontiagudas ou perigosas. 
  • Ter boas referências sobre a marca – o que é uma ótima indicação de qualidade.  

 

Na hora das compras, eu dou preferência para marcas que cumprem com excelência todos os pré-requisitos da lista acima. A linha Playskool, da Hasbro, é sempre uma excelente opção, pois oferece uma grande variedade de brinquedos que atendem aos diversos interesses dos pequenos.

Há desde os brinquedos mais clássicos, como os Blocos de Encaixar, o Cubo com Formas Geométricas ou então o Playset de Martelar, como brinquedos mais elaborados, que propõem uma interação dos pequenos com luzes e sons, entre eles o Macaquinho Divertido.

Nessa última categoria, a Playskool tem uma linha inspirada em animaizinhos que, através de seus estímulos visuais e sonoros, convidam a criança a interagir com eles, enfatizando os princípios e ação e reação na brincadeira.

Ou seja, cada um oferece um benefício diferente para o pequeno, que vai desde auxiliar no desenvolvimento das habilidades motoras e coordenação até o aprendizado cognitivo, ação e reação, e sensorial. Por isso, com o devido cuidado e carinho na escolha dos presentes natalinos, a expectativa pelos embrulhos debaixo da árvore toda enfeitada será, sem dúvida, um dos pontos altos dessa festa tão especial!