Educação e Desenvolvimento

Miniadultos

Por Helena e Joana Cardoso

O que anda acontecendo com a geração que nasceu para fazer sucesso?

Miniadultos

As crianças hoje são criadas desde muito novas para serem bem sucedidas no mercado de trabalho. Toda a dedicação que se tinha antigamente em ensinar meninas a serem prendadas e meninos a serem trabalhadores, é hoje usada para que ambos os sexos façam sucesso.

Isso quer dizer que desde muito novos, essa geração participa de competições: quem largou antes a chupeta, com quantos anos aprendeu a falar, andar e escrever. A palavra que reina é desempenho.

Todas essas pequenas vitórias infantis alimentam a expectativa de que “aquela criança promete!”, como se fosse realmente a rapidez com que você se desenvolve que determinasse um futuro brilhante.

Aos 2 anos já se inscreve o filho em alguma luta para ganhar disciplina; aos 3, no cursinho de inglês para ser fluente na língua; aos 4, no teatro para aprender a falar em público. Isso porque desde muito pequeno, ainda bebê, já participava da competição vida.

Nada disso por si só vai garantir o sucesso do seu filho. Nunca ouvi falar de alguma pesquisa que aponte que a idade que se aprende a falar, por exemplo, tenha qualquer conexão com o quão bem remunerado você será no futuro.

Acredito sim que o que faz toda a diferença é o que a pessoa recebe de afeto na sua infância. Se você cuidar do seu filho suprindo suas necessidades (correspondentes à sua idade), ele crescerá confiante e ai sim, provavelmente, será bem sucedido. Até porque, bem sucedido mesmo, para mim, é ser feliz.

Por Helena Cardoso

 

(Foto: MorgueFile.com)