Educação e Desenvolvimento

Para ler e viver: livros sobre animais

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Se tiver dúvidas na escolha de um livro para crianças, procure um sobre animais. Eles sempre agradam!

Para ler e viver: livros sobre animais

Minha filha Catarina era um bebê de pouco menos de um ano quando ganhou seu primeiro livro de abas, com imagens de animais. Embora ele fosse recomendado (pelo menos na teoria) para crianças a partir de 3 anos, era seu preferido.

Seu material resistente permitiu que ele sobrevivesse às diversas mordidas e mãozinhas ainda inexperientes, meio estabanadas. Mas era uma graça vê-la apontar os bichos (reconhecia o nome de todos eles, embora não pronunciasse qualquer palavra na época).

É incrível perceber como os pequenos se identificam com esses seres. Talvez pela diversidade de formas (alguns com asas, outros que nadam, malhados, listrados, com “corcovas”!), os olhinhos ficam fascinados, e os filhotes não se cansam de vê-los.

Por isso, sempre que uma mãe me pergunta qual o tipo de livro que eu considero agradar qualquer criança, recomendo um sobre animais. E há tantas possiblidades! Aqui em casa, por exemplo, temos um livro que ensina a fazer bichos do zoológico com massinha, outros que vêm com fantoches, além de todos os títulos que têm como personagens nossos amigos de reino animal.

Difícil foi selecionar apenas alguns para mostrar a vocês. Vem ver:

Livros e animais para os pequenos
1
Brincando com fantoches – Dia agitado do gatinho
Aqui a grande curtição é o fantoche que fica exatamente no meio do livro. Enquanto a criança vira as páginas, faz carinho no gatinho e interage com a história. Catarina caiu de amores no meio de uma livraria e não conseguiu desgrudar até colocá-lo na sua gaveta de livros. AUTOR: Grandreams/ NPP EDITORA: Todolivro IDADE PARA A QUAL EU RECOMENDO: a partir de 1 ano (os bebês adoram o fantoche!).
2
Animais do Zoológico
Esse eu comprei na primeira visita de Catarina ao zoológico. Ela curtiu horrores o passeio, por isso, na hora de ir embora, não pude resistir em levar uma lembrança. E que melhor forma de recordar do que levar um livro para casa? O livro é muito fácil de entender, todo ilustrado, e mostra o passo-a-passo de como fazer leões, elefantes, jacarés, tucanos, e vários outros bichos que vimos no zoológico. Bom também para professoras, pois rende várias horas de trabalho com os alunos! AUTOR: Bernadette Cuxart EDITORA: Ciranda Cultural IDADE PARA A QUAL EU RECOMENDO: as mães de crianças a partir de 3 anos já conseguem brincar de massinha com os filhotes. Só os maiores (por volta de 8 anos) conseguirão seguir as instruções sozinhos.
3
Animais: 100 janelinhas
Excelente para enriquecer o vocabulário dos pequenos. Ao abrir as janelinhas, os filhotes descobrem detalhes sobre os animais ilustrados. Os textos trazem informações sobre o habitat e hábitos do bichos. AUTORES: Ana Casalis e Andrea Dami EDITORA: Zastras IDADE PARA A QUAL EU RECOMENDO: a partir de 4 anos.