Educação e Desenvolvimento

Precisamos falar sobre a internet

Por Priscilla Perlatti

Porque segurança digital é um assunto que precisa ser discutido pela sociedade

Precisamos falar sobre a internet

Muito recentemente eu tive um problema com a escola das minhas filhas no que diz respeito à dificuldade, por parte de pais, alunos, professores e instituição (ou seja, a sociedade em geral), de perceber a complexidade das redes sociais, o alcance que um post, uma foto, uma informação pode ter e a responsabilidade de quem produz e compartilha esse conteúdo (opa, disso eu entendo!)

A pendenga começou com um bilhete na agenda sugerindo aos pais que compartilhassem fotos de um passeio escolar postadas em uma rede social. Fiquei surpresa com o teor da mensagem e marquei uma conversa com a coordenção. Passamos por uma reunião amigável onde foram discutidas as dificuldades e nuances desse tipo de comunicação, que terminou com uma promessa de entender melhor os recursos e possibilidades dessa ferramenta e compartilhar (para reforçar o verbo do momento) as conclusões com o corpo docente e discente.

Acabei de ver que eu não estou sozinha nessa preocupação (paranoia, talvez?) com segurança digital. A matéria desse link, publicada essa semana no portal de notícias The Huffington Post, conta a experiência de uma professora americana que resolveu mostrar aos seus alunos na prática o que é um viral.

Ela tirou uma foto segurando um cartaz onde se lia (tradução livre) “Estou conversando com meus alunos da 5ª série sobre segurança na internet e o quão rápido uma foto pode ser vista por muita gente. Se você está lendo isso, por favor, clique “CURTIR”. Obrigada :-)”.

Segundo a matéria, em poucos dias já tinha mais de 16.200 compartilhamentos e mais de 600 mil “curtidas” no Facebook.

Direto e genial.

Precisamos falar sobre a Internet.

E na velocidade dela: urgente!

comentarios internet