Família

As maiores mentiras sobre a maternidade

Por Nívea Salgado
@Mildicasdemae

Nem tudo o que se diz por aí sobre ser mãe é verdade, sabia?

As maiores mentiras sobre a maternidade

Engraçado como boa parte das pessoas por aí se considera especialista em alguma coisa. Se não é em futebol ou em medicina (fico horrorizada com a quantidade de pessoas que se automedicam), é em maternidade. Todo mundo acha que sabe o que é ser mãe, principalmente aqueles que não têm filhos. Digo isso porque eu era exatamente assim. Até que nasceu minha pequena Catarina e aí as teses que eu defendia sobre o assunto provaram ser um grande furo n'água.

Existem frases feitas sobre maternidade que, de tanto que são ditas, parecem verdadeiras. Quer ver uma? "Mãe é tudo igual, só muda de endereço". Será mesmo? Pois eu digo que essa é a primeira das maiores mentiras sobre a maternidade! Sobre essa e as outras inverdades do universo materno, eu comento a seguir:

"Mãe é tudo igual, só muda de endereço": admito que existem comportamentos comuns à maioria das mães - como defender a cria com unhas e dentes. Mas, definitivamente, nenhuma mãe é igual à outra. Aliás, quem tem mais de um filho costuma dizer que não foi a mesma mãe para cada um deles - porque cada criança é de uma maneira e porque ela mesma mudou ao longo do tempo. 

"A culpa é da mãe": o menino se jogou no meio do shopping? A menina mordeu o amiguinho? O filho da outra não dorme a noite inteira? Então é claro que a culpa é da mãe! Pois se há algo que eu aprendi depois que Catarina nasceu foi - atire a primeira pedra quem não tiver telhado de vidro! Porque filhos fazem manha, batem, choram, gritam... São como homens pré-históricos mirins que precisam de lapidação (exatamente como no passado nós precisamos). É só com muita repetição, amor e carinho que eles finalmente começam a entender as normas de um convívio pacífico.

"Ter um filho é tudo o que uma mulher precisa para ser feliz": ah, a felicidade fosse tão fácil assim! Claro que ser mãe é uma experiência maravilhosa e única na vida, mas não é tudo! Uma mulher que se tornou mãe ainda é esposa, filha, irmã, amiga, profissional... E cada parte da sua vida é de grande importância, porque faz dela a pessoa que realmente é. A verdade é que os filhos crescem, e se todas as apostas para uma vida feliz forem feitas com base nos filhos, o tombo será enorme.

E para você, quais são as maiores mentiras sobre o que é ser mãe? Conte para mim nos comentários!

(Imagem:Pavel P./Creative Commons)

 

comentarios maternidade, Família, mãe, filhos