Família

Meu retrato de família

Por Priscilla Perlatti

Ilustração é uma alternativa para retratar a família e fazer algo a mais além do tradicional ensaio fotográfico

Meu retrato de família

Eu já tinha tudo planejado: antes da nossa mudança para Singapura eu organizaria uma grande festa de despedida para a família e os amigos, com muitos comes, bebes e um belo registro fotográfico de todos os sorrisos e abraços.

Mas é claro que a vida prática adora nos pregar peças e nada disso aconteceu. Os planos mudaram, a minha lista de afazeres crescia como um tsunami e percebi que não ia dar conta da comemoração. Naquelas semanas que antecederam nossa partida meu foco estava muito mais na preparação da minha família do que no que estávamos deixando para trás.

Porém eu não queria que aquele momento tão especial passasse sem registro. Tampouco queria apenas fotografias aleatórias com poses forçadas. Eu estava em busca de alguém que fosse capaz de capturar aquele presente. De transformar um instantâneo qualquer em uma recordação para olhar e lembrar de como a gente era, o que a gente sentia nos dias que antecederam nossa partida do Brasil.

Acionei a super talentosa Paola Saliby, a artista que ilustrou as colunas do Mamatraca no UOL, foi responsável pela arte linda do meu blog, o Vamos Aonde entre tantas outras lindezas.

Não precisou mais do que alguns emails e uma foto da família junta para que ela, com sua sensibilidade, cores e traço característico criasse um retrato super personalizado de nós quatro.

O quadro acabou de chegar aqui junto com toda a nossa mudança e está indo direto para a parede da casa nova. As camadas de tinta guache na folha de papel A4 carregam uma grande carga de simbolismo: representam o ponto de partida para essa vida nova.