Moda e Beleza

10 dicas para um make perfeito

Aprenda com profissionais a tirar proveito da maquiagem para destacar os pontos fortes do seu rosto

10 dicas para um make perfeito

Base, corretivo, pó compacto, lápis, máscara para cílios, batom e pincéis... Taí um conjuntinho de armas poderosas que quase toda mulher faz questão de usar diariamente. E não é para menos! Quando bem aplicada, a maquiagem pode fazer muito pelo nosso visual - desde que usada com bom senso, é claro!

Muita gente nem imagina, mas escolher um produto adequado ao seu tipo de pele e aplicá-lo corretamente é essencial na conquista do efeito perfeito. Para ajudá-la nesta tarefa, duas especialistas revelam os principais truques dos profissionais para garantir um make arrasador.

1
O melhor amigo da pele é o primer! Além de fazer a maquiagem durar mais, o produto controla a oleosidade da pele, diminui a aparência dos poros e atenua a vermelhidão. “Minha dica é escolher um que já venha com filtro solar”, recomenda Bel Lüscher, maquiadora paulista.
2
Para o dia a dia, dispense a base e invista num look natural. Aplique uma leve camada de corretivo na zona T (testa, base do nariz e queixo), escondendo áreas mais escuras e cobrindo pequenas manchas. Cicatrizes e manchas mais aparentes exigem bases de alta cobertura. “Para um efeito uniforme, utilize o produto com um pincel de cerdas chatas, dando leves batidinhas”, sugere a profissional.
3
Ainda não inventaram um produto que acabe com as espinhas do dia para a noite, mas é possível disfarçá-las com uma boa maquiagem. “Comece aplicando uma base livre de óleo mineral (oil free) em todo o rosto. Na região da espinha, use um corretivo cremoso e que contenha pigmento amarelo na composição”, ensina a maquiadora Fernanda Fadigas, também de São Paulo.
4
Mulheres com rosto largo podem dar aquela afinada com a ajuda de um pincel de blush e um pó bronzeador sem brilho. “Inicie espalhando o produto na altura da orelha e vá descendo, parando a três dedos de distância da boca. Esfume com movimentos de vaivém para um resultado sutil”, explica Bel.
5
Há quem implique com o próprio nariz e queira disfarçar o que incomoda nele. Se a intenção for afiná-lo, utilize o mesmo pó que usa no rosto, mas troque o pincel por um modelo de sombra fofo e com cerdas longas. Passe o produto no começo das sobrancelhas, descendo pela lateral do nariz. “Para complementar, invista numa leve camada de corretivo ou iluminador no ossinho da face”, ensina Bel. Caso o seu nariz tenha a pontinha caída, o truque é aplicar um pouco de pó compacto escuro próximo às narinas, logo abaixo da ponta. Assim, ele vai ficar bem empinadinho!
6
Batom vermelho virou paixão nacional, mas é preciso muito cuidado na hora de aplicá-lo. “Para ficar impecável, espalhe o produto com o dedo, dando leves batidinhas. Dessa forma, a cobertura ficará bem natural”, revela Bel.
7
Os olhos merecem sempre ser valorizados. Quem possui olhos grandes e quer um make bem poderoso, deve apostar no lápis preto. A dica é passar o produto em todo o contorno da linha d’água inferior e superior, finalizando com um risco na pálpebra, bem rente aos cílios. Já os olhos pequenos podem parecer maiores quando delineados com um lápis nude. Aplique o produto apenas na linha d’água inferior.
8
Possui poucos cílios, mas sonha com um olhar de boneca? Então aplique a máscara para cílios com mais ênfase na raiz. Encaixe a escovinha do produto bem na base dos pelos e faça movimentos de zigue-zague, subindo para as pontas. “O efeito é de cílios postiços”, garante Bel Lüscher.
9
Mulheres com sobrancelhas grossas não podem esquecer de penteá-las. O detalhe favorece o design e valoriza o rosto. Os pelos próximos à parte interna dos olhos devem ser penteados para cima. Já os do meio para a ponta podem ser arrumados para os lados.
10
E lembre-se: quanto mais bem cuidada a pele, mais bonita ficará a maquiagem. “Ao final do dia, não deixe de limpar, tonificar, hidratar e proteger a cútis”, finaliza Fernanda.