Moda e Beleza

11 segredinhos para maquiagem durar mais no verão

Manter o make no lugar nos dias de calor é superpossível! Aposte nos produtos e truques certos para uma produção à prova de suor!

11 segredinhos para maquiagem durar mais no verão

Ah, o verão! É chegada a tão esperada estação do ano e todas nós queremos estar lindas. O grande desafio, porém, é manter o make intacto no calorão – e, aí, aquela produção para nos deixar mais bonitas pode virar um desastre...

Isso porque, além de suarmos, o sol acelera a produção de óleo da nossa pele e o resultado fica estampado, ou melhor, derretido no rosto, muitas vezes antes mesmo de chegarmos ao trabalho.

Para evitar surpresas desagradáveis, revelamos 11 segredos para manter uma maquiagem duradoura no verão. Contamos com a ajuda das experts Maria Fernanda Torrezani, maquiadora e visagista, especialista em produzir make resistente às luzes dos estúdios de cinema, e Nathalie Billio, craque em maquiagem que resista ao calor do Rio de Janeiro. Eloisa Toguchi, treinadora de produtos e vendas da Dior Brasil, também conta as tendências dessa temporada. Tudo aqui, não tem como errar: arrase na estação do astro-rei!

Tome nota, tintim por tintim
1
Prepare a pele
A assepsia facial é fundamental - sujeira dificulta a penetração dos produtos e produz oleosidade. Não abra mão do trio: sabonete + tônico + hidratante. Com a pele limpinha e hidratada, aplique o protetor solar e, só depois disso, comece a maquiagem! Para ganhar tempo, opte por produtos multifuncionais, como um hidratante com fator de proteção.
2
Hidratação extra com água termal
Superenriquecida com minerais, essa água em spray tem como principais funções hidratar e nutrir a pele. O produto parece simples, mas são borrifadas milagrosas. Use pela manhã, para suavizar e facilitar a maquiagem e reaplique à tarde e antes de dormir. Ela também ajuda a proteger a pele de fatores externos como poluição, tem efeito antibrilho, alivia o ressecamento causado pelo ar condicionado e ainda refresca – ou seja, maquiagem duradoura tem tudo a ver com pele bem tratada.
3
Primer, o queridinho
Unanimidade entre as experts, é peça-chave na fixação da maquiagem em qualquer estação do ano, mas principalmente no verão. Além de fazer o make durar, o primer reduz a oleosidade e aquele inconveniente brilho da pele, típico dos dias de calor. Também camufla poros dilatados e suaviza linhas de expressão. Aplique depois do filtro solar e antes da base. O ideal é utilizar primers específicos para cada região: pele, olhos e lábios.
4
BB Cream é 3 em 1
Ele chegou às prateleiras prometendo corrigir as imperfeições da pele e, ao mesmo tempo, tratá-la. O BB Cream (Blemish Balm Cream) pode ser usado em qualquer tipo de pele e tem 3 funções em 1: hidratante, FPS (fator de proteção solar) e uniformização da cor, feito base, mas com um efeito supernatural. O produto é perfeito para fugir da sobreposição de itens. É que quanto mais camadas de produtos, maior a chance de que não resistam aos dias quentes. Lembre-se da regra: menos é mais.
5
Aderência: a textura ideal
Se a produção pedir um acabamento melhor, substitua o BB Cream por uma base oil-free líquida. Apesar de requerer mais cuidado na aplicação do que a cremosa, já que o ideal é aplicá-la com pincel, tem cobertura mais leve, adere melhor à pele e produz um efeito mais natural, o que é ideal para essa estação. Pelos mesmos motivos, prefira o blush líquido no verão - dê batidinhas com a ponta dos dedos para aplicá-lo. Aposte nos tons pêssego e terracota para um efeito bronzeado perfeito.
6
Sem borrão com itens à prova d’água
Máscara, lápis e delineador à prova d’água têm melhor fixação e suportam o suor. Por isso, abuse desta estratégia. O melhor negócio para dias escaldantes é não passar máscara nos cílios inferiores para evitar o temido efeito panda. Quanto aos delineadores, opte pelos em gel, que borram menos. Neste verão, experimente usar sombra nude com um delineador azul. Fica lindo!
7
Para boca intacta, hidratante e lápis labial
Lábios bem cuidados são o segredo para uma boca impecável. Por isso, não se esqueça de hidratá-los e protegê-los no verão e abuse do uso de lipsticks, balms e hidratantes labiais. Na hora do make, preencha os lábios com lápis específicos, o que ajuda na fixação do batom. As cores da temporada são: laranja, coral, vermelho e rosinha nude.
8
Aparência saudável com iluminadores
Cuidado! Na missão de tirar o brilho da pele, você pode acabar deixando-a opaca demais – e pele saudável tem que ter um brilho natural, não é mesmo? Aplique iluminador na parte alta das maçãs do rosto, ponta do nariz (para quem tem narizinho) e do queixo. Escolha os tons pérola ou dourado para o verão.
9
Grand finale com spray fixador
Para ajudar a manter toda a maquiagem no lugar, o toque final fica por conta de um produto feito exatamente para isso: o fixador. Escolha de acordo com o seu tipo de pele. Dica: se no verão ela fica mais oleosa, prefira a versão aerosol.
10
Nécessaire de verão: a hora de retocar
A quantidade de retoques depende muito do seu tipo de pele. Se for muito oleosa, talvez seja necessário fazer isso mais de uma vez ao dia. Tenha sempre na bolsa lenços de papel para tirar o brilho e, também, um pó compacto translúcido, mais discreto para essa função. A água termal também faz parte da revitalização do look e pode ser usada por cima da maquiagem sem nenhum problema. Neste caso, borrife e deixe secar naturalmente.
11
Leveza é a palavra da estação
Os dias de verão não combinam com make pesado. Dê férias àquela base de cobertura pesada, sombras muito escuras e às mil camadas de produtos. Mesmo que sua maquiagem seja à prova de “alagamentos”, a estação clama por leveza - é assim também com as nossas roupas e o nosso astral!