Moda e Beleza

15 saias para fugir da mesmice

Descubra o melhor modelo para seu corpo e invista no look que mais tem a ver com sua agenda

15 saias para fugir da mesmice

Saias são indispensáveis em qualquer guarda-roupa. O que muitas mulheres não sabem é quem existem vários modelos e cada um para uma ocasião diferente. É preciso também saber qual peça valoriza seu tipo de corpo para que o look fique bem harmonizado.

Para lhe ajudar nessa tarefa consultamos duas especialistas no assunto: a personal stylist Danyla Borobia e a consultora Denise Morais, do Senac Moda Informação. Veja só as dicas delas para acertar na produção.

(Fotos: Getty Images e C&A – saia reta; Mandi – minissaia; Renner – balonê; Olook – com pregas; Maria Filó – evasê, godê, lápis e longa; Rapsódia – mídi; Kaele – plissada; Hering – saia-shorts)

1
Plissada

É ideal para mulheres altas e magras e cai muito bem em passeios e trabalhos mais informais - agências, redações, ateliês etc. A saia plissada combina com looks alternativos, peças em tricôs, moletons, jaquetas de couro, t-shirts e camisas. Se for longa, use com sandálias delicadas; se curtas, com bota estilo rocker; e se mídi, com ankle boot.
2
Godê

A saia godê é ótima para quem tem ombros largos, pois equilibra a silhueta. Quem está acima do peso deve tomar cuidado, pois ela destaca demais a região do quadril. Combina bem com blusas de tricô, blazers, terninhos e, no departamento de sapatos, os scarpins, sandálias e mocassins são boas pedidas. Happy hours, jantares e exposições pedem este modelo.
3
Longa

Para as mulheres mais baixas o ideal é que a saia arraste um pouco no chão e a cintura fique mais alta e marcada, alongando a silhueta. Para os outros biotipos, está liberada. Pode ser usada em qualquer ocasião, desde que o tecido combine com o evento. Para as mulheres mais altas, a dica é optar por sapatilhas, oxford, birkenstocks e rasteirinha. Já para as baixinhas, os saltos podem ajudar. Outra sugestão é usar o sapato na cor da saia para alongar o corpo.
4
Envelope
A saia envelope fica bem em quem tem quadril largo, pois afina essa região. No entanto, sempre prove antes de comprar – algumas dão volume na região da barriguinha. Camisetas por dentro formam um look supercasual e moderno. Para ocasiões formais, faça par com cores monocromáticas. Ela é indicada para eventos e festas, com scarpins e ankle boots. Para as moderninhas, birkenstocks, oxford e mocassins.
5
Lápis
A saia-lápis é o modelo rente ao corpo, mais justinho. Por isso, para quem tem quadril largo, o melhor é optar pelas cores mais escuras. Já quem tem quadril mais sequinho, as cores claras favorecem, criando ilusão de volume. Quem quiser fazer a onda moderninha pode usá-la com moletom ou top cropped. Ela combina muito bem com o ambiente de trabalho, usada com camisas e saltos altos.
6
Pregas

As saias com pregas dão um ar mais vintage ao look, por isso é ideal fazer composições mais atuais, como couro e jeans. O comprimento ideal é um pouco abaixo do joelho. Caso contrário, a produção pode ficar muito "colegial".
7
Evasê

A saia evasê é excelente para disfarçar a barriguinha e alongar a silhueta. Ela pede peças mais simples e assessórios mais ousados, como cintos largos e maxicolares. Se inserir um casaco tweed, o look fica sofisticado, mais ainda se usado com scarpin e ankle boot. Para o trabalho, prefira sapatos fechados e sapatilhas.
8
Tulipa

Quem tem bumbum avantajado deve optar por cores mais escuras, já que a tulipa aumenta o volume do quadril. Dê preferência a tops e blusas mais justas para equilibrar a silhueta. A dica é usar com um cardigã mais longo, com cinto marcando a cintura, ou um trench coat mais longo que a saia.
9
Minissaia

São indicadas para mulheres mais baixas, pois alongam a silhueta. Para quem não quer ousar demais, o melhor é compor com peças mais fechadas na parte de cima - nada de muito decote e transparência, ok? Essas saias são limitadas a eventos noturnos e no verão e não combinam com ambiente de trabalho. Saltos muito altos também devem ser evitados.
10
Mídi

Como é uma peça com características mais refinadas, o melhor é compor com tecidos e texturas inusitadas, como couro, seda, tricôs e crochês. Coordene também com cintos, coletes e maxibrincos ou maxicolares. Quem for mais baixa pode apostar em saltos com gáspea (a parte da frente do sapato, que cobre os dedos) baixa ou na cor nude. Para as demais, sapatos altos e fechados. Vale usar e abusar de botas.
11
Balonê

O maior cuidado com as saias balonês envolve as cores: opte por neutras e mais fechadas, que levam à discrição. Esse tipo de saia é bem feminino e romântico, então o melhor é compor com peças do universo rock’n roll, como jaquetas de couro, t-shirt de bandas conhecidas, ou do universo mais clássico e elegante, como camisas, blazers e cardigãs.
12
Mullet

A saia mullet é aquela mais comprida na parte de trás. Como costuma ser chamativa, é bom usá-la com peças mais delicadas. Componha com t-shirts (por dentro da saia), suéteres e jaquetas, que deixam o visual mais despojado. Para um look mais sofisticado, mescle com camisa e blazer, fechando com um maxicolar. Para os saltos, opte pelos mais neutros ou ankle boots para a noite. Ela só deve ser usada em momentos de lazer, ok?
13
Reta

Peça curinga, ela é bem democrática! Veste bem quem é menor no quadril e tem o ombro mais avantajado. Se não for muito justa e em cores mais escuras e neutras, também é boa opção para quem tem quadril largo. Mulheres com a parte de cima do tronco mais avantajada ficam melhor se o look formar conjunto com cardigãs e tops com decotes em V, para equilibrar a silhueta. Essa saia fica bem com todos os sapatos.
14
Saia-shorts
Essas saias são destinadas a mulheres jovens que querem fazer um estilo mais esportista. Aliás, na área fitness, ela é muito bem-vinda e dá um ar mais sensual a qualquer look esportivo. Se a ideia é conforto sem perder a sensualidade, essa saia é ideal. Para ocasiões informais, aposte nas versões de moletom ou jeans, combinadas com um sapatênis. Para a noite, prefira tecidos mais nobres, como o linho, combinando com ankle boots, anabelas e scarpins.
15
Sereia

Essa saia é uma das mais sensuais, pois seu corte valoriza as curvas. Para um look descontraído e moderno, combine com camisetas, moletons, coletes de couro, pelo sintético ou jaquetas. Para alongar o look, use com cintos mais finos. As ocasiões variam de acordo com o tecido e o comprimento da saia, mas todos os saltos estão liberados.