Moda e Beleza

5 dicas para encarar o salto com mais conforto

Por Karen Bachini

Você troca tudo por sapatos baixinhos? Descubra como simples detalhes na hora de colocar e tirar os sapatos altos podem fazer toda a diferença

5 dicas para encarar o salto com mais conforto

Quem nunca saiu de casa com uma roupa linda, mas que ficaria ainda mais incrível com saltos altos? Infelizmente, isso já aconteceu comigo muitas, mas muitas vezes!

Não adiantava, podia ser a ocasião que fosse, que (a não ser que eu pudesse passar a maior parte do tempo sentada) eu ia de sapatilhas e nem cogitava tirar o sapato de salto do armário.

Até que nesse aspecto, eu sou uma pessoa de sorte, afinal a minha profissão me permite escolher o tipo de calçado que quero usar no meu dia a dia e muitas vezes, até trabalhar de pantufas, rs. Mas assumo que acho lindo uma mulher de sapatos altos e sempre quis aprender a andar melhor e conseguir ficar mais tempo sem sentir dores no pé. 

Recentemente eu fiz algumas aulas de salto e agora sei diversos truques que me permitem ousar mais nos calçados do dia a dia. Claro que eu ainda não consigo correr uma maratona em cima de 15 centímetros, mas já estou até arriscando ir em baladas e sair no dia a dia com um salto no pé. Então, para ajudar vocês, listei algumas dicas que fizeram toda a diferença para mim.

5 dicas para arrasar no salto alto:
1
Alongue
Quando vamos nos exercitar, alongamos e aquecemos o nosso corpo antes, certo? O mesmo vale para os seus pés! Uma das maiores causas de desconforto no salto e dores nos pés e panturrilhas no dia seguinte é exatamente porque os seus músculos e tendões não estão preparados para viver nas alturas, então ajude-os com um alongamento. Leva apenas 5 minutinhos e faz você ficar horas no salto sem cansar.
2
Experimente
Outra coisa que é inimiga do conforto é comprar saltos sem experimentar. Muitas vezes queremos comprar pela internet ou experimentamos e acabamos levando mesmo sem ser exatamente do nosso tamanho porque gostamos muito do modelo ou porque está em promoção, mas não vale a pena. Do que adianta pagar pouco em um calçado se você quase não vai usar? Invista em um modelo somente depois de ter certeza de que ele foi feito para os seus pés.
3
Planeje
Muitas vezes escolhemos uma roupa com pressa ao acordar, ou talvez com calma antes de dormir (um sonho!), mas será que damos a devida atenção na hora à escolha dos sapatos? Pense em como será o seu dia, quanto tempo passará caminhando e tente considerar o tipo de piso em que fará o seu trajeto. Não é recomendável que você use saltos desconfortáveis em dia de bater perna na rua por muito tempo, mas isso não significa que você precisa usar sapatilhas todos os dias.
4
Proteja
Uma coisa que salva a minha vida na hora de usar salto são as palmilhas! Muitos sapatos possuem um solado duro e isso faz com que andar se torne desconfortável rapidamente, então a minha dica é comprar palmilhas em gel, próprias para usar no apoio plantar do sapato. Elas não são caras e deixam a caminhada muito mais confortável, o sapato realmente fica macio! Sem falar que também são uma ótima solução para aquele sapato que está um pouquinho largo no seu pé, porque elas são um pouco espessas e ocupam um espacinho dentro do calçado.
5
Massageie
Depois de passar o dia inteiro em cima do salto, tudo o que você quer fazer é chegar em casa e tirar os sapatos? Muita calma nessa hora! Da mesma forma que é necessário aquecer os pés para calçar sapatos altos, a melhor opção é massageá-los antes de pisar no chão normalmente. Experimente rolar uma bolinha de tênis com a ajuda da sola dos pés logo após de tirar os sapatos, antes de sair andando por aí. O seu pé ficará relaxado e você não vai se sentir dolorida no dia seguinte... estará pronta para outra!