Moda e Beleza

5 dicas para lavar melhor o cabelo

Por Karen Bachini

Você já experimentou vários produtos e nenhum deles trouxe grandes benefícios para o seu cabelo? Talvez seja a hora de mudar alguns detalhes na hora de limpar os fios!

5 dicas para lavar melhor o cabelo

Quando a gente cresce um pouquinho e já começa a fazer tudo sozinha, geralmente nossos pais nos ensinam tudo, nos mínimos detalhes, para que a gente saiba se virar. Foi assim pra usar o banheiro, pra escovar os dentes, amarrar o cadarço e com várias outras coisas do cotidiano. Mas e lavar o cabelo, como foi que você aprendeu?

São poucas as pessoas que tiveram uma aulinha sobre como limpar os fios e o couro cabeludo corretamente. E, na maioria das vezes, só quando temos algum problema que vamos atrás de informações com o dermatologista ou com o tricologista, o que não é o ideal - afinal de contas, dessa forma apenas remediamos problemas, sendo que poderíamos evitá-los mudando detalhes simples na nossa rotina de cuidados pessoais.

Geralmente o foco na hora de lavar o cabelo está nos produtos utilizados: todo mundo tem uma marca de shampoo favorita e até um condicionador que não vive sem, mas a verdade é que não adianta nada usar as marcas mais incríveis do mundo se a lavagem não for feita direitinho.

Quer saber mais sobre o assunto e talvez descobrir algumas mudanças que você pode aplicar já no próximo banho? Confira as dicas abaixo!

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para lavar o cabelo corretamente
1
Temperatura
A ideia de um banho bem quentinho no fim do dia pode parecer relaxante, mas para cuidar do seu cabelo, quanto mais fria a água estiver, melhor! Ninguém precisa se obrigar a tomar banho gelado no inverno, é claro, mas a água quente sensibiliza o couro cabeludo e pode causar escamações ou oleosidade excessiva na raiz dos fios.
2
Quantidade
Muita gente pensa que pra um cabelo ficar bem limpo é necessário usar um monte de shampoo, fazer bastante espuma! Mas isso é um mito: shampoo e condicionador em excesso podem até fazer mal para o cabelo, já que podem ficar resíduos no enxágue. Se você tiver bastante cabelo e sentir dificuldade em espalhar os produtos, alguns cabeleireiros indicam diluir o shampoo em um pouco d’água ao invés de aplicar uma grande quantidade por todo o comprimento. Além de facilitar a aplicação, ainda evita desperdícios!
3
Aplicação
Na hora de passar o shampoo no cabelo, comece pelo couro cabeludo e, só depois que essa região estiver limpa, espalhe o produto para as pontas. Já o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento dos fios, evitando sempre o couro cabeludo, pois o acúmulo de produto nessa região pode aumentar a oleosidade dos fios e até causar caspa.
4
Massagem
Para que os produtos se espalhem por todos os fios é muito importante que você massageie o couro cabeludo (no caso do shampoo) ou o comprimento do cabelo (no caso do condicionador). Um erro comum é friccionar as unhas no couro na hora de fazer essa massagem, pois isso machuca muito a pele e pode causar escamações. Evite também esfregar os fios uns nos outros porque, como a água quente e o shampoo abrem as cerdas do cabelo, ele fica mais frágil durante a lavagem e pode quebrar com mais facilidade.
5
Enxágue
Tão importante quanto aplicar corretamente o shampoo e o condicionador é tirá-los do cabelo. Um enxágue mal feito deixa os fios sem brilho, sem vida, com excesso de oleosidade e, com o tempo, pode causar problemas maiores, como a proliferação de fungos geradores de doenças do couro cabeludo. Portanto, tenha cuidado e separe o cabelo em mechas para ter certeza de que todas estão limpinhas e livres de resíduos antes de finalizar a lavagem.