Moda e Beleza

5 dicas para ter dentes sempre branquinhos

Por Karen Bachini

O seu sorriso é o seu melhor cartão de visita, mas será que você está realmente satisfeita com ele?

5 dicas para ter dentes sempre branquinhos

Dentes são uma luta eterna para mim. Morro de medo de dentista, mas usei aparelho, tirei, fiz vários reparos ao longo dos anos, uma obturação aqui, outra ali e agora quando pensei que tinha acabado, tirei os sisos e estou prestes a usar aparelho novamente.

Quando penso que vou começar a fazer apenas visitas de rotina, a cada seis meses, algo acontece e eu me vejo entrando de cabeça em um novo tratamento para ter o sorriso que eu sempre quis (e que às vezes parece meio impossível). Mas sinceramente? Acho que vale cada centavo, cada anestesia, cada momento de pânico de boca aberta na cadeira do dentista, porque além de uma questão de saúde, dentes bonitos nos deixam muito mais bonitas também.

Quem nunca se sentiu ainda mais poderosa depois de fazer um clareamento? Ou ainda, outra pessoa depois de tirar o aparelho?

São sensações maravilhosas de que estamos cada vez mais cuidando da nossa beleza natural. Afinal maquiagem é muito legal, roupas novas nos deixam muito felizes, mas nos sentir bem do jeitinho que somos, logo que acordamos, não tem preço. Concorda com essa afirmação?

Então confira a lista abaixo e aprenda a conquistar dentes mais brancos e brilhantes sem sair de casa.

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para deixar seus dentes ainda mais brancos
1
Bicarbonato de sódio
Esse é o ingrediente número um de todas as receitinhas caseiras, né? Serve para aftas, machucados que não cicatrizam e ainda podem deixar o seu sorriso mais bonito! Ele tem ação clareadora e por isso está presente na composição de várias pastas de dente. Porém, para um efeito mais potente, use apenas ele na escova e escove cuidadosamente todos os seus dentes. É uma ótima forma de remover manchas e o amarelado. Mas atente-se: não é bom misturar pasta de dente com esses ingredientes clareadores naturais porque o efeito abrasivo pode danificar o esmalte dos dentes.
2
Carvão vegetal
Parece loucura, mas se você perguntar para a sua avó, com certeza ela já escovou o dente com carvão quando jovem, pelo menos uma vez. No começo eu achava que os dentes apenas pareciam mais brancos por causa do contraste com a cor preta que o carvão deixa durante a escovação, mas realmente funciona... E é um pouco engraçado no começo. Para funcionar, basta colocar um pouco de carvão vegetal em pó puro na sua escova e utilizá-la normalmente, sem a pasta.
3
Limão
De todos para mim é o mais difícil porque eu acho limão muito azedo e escovar todos os meus dentes com o sumo da fruta me deixa um pouco aflita, mas no interior, onde eu morava, bastante gente usa para deixar o dente branquinho. É só espremer algumas gotas em um recipiente pequeno e ir molhando a escova antes de friccionar os dentes. No entanto, só é recomendável fazer isso duas vezes por semana, porque o limão é bem ácido e, em excesso, pode danificar o esmalte dos dentes também.
4
Folhas de sálvia
Da mesma forma que alguns alimentos podem manchar os dentes, outros podem ajudar a remover manchas, como as folhas de sálvia. Muito utilizadas como tempero, quando mastigadas cuidadosamente, ajudam a branquear os dentes e ainda a prevenir inflamações na gengiva. Outra folha com propriedades branqueadoras é a da goiabeira, cujo chá ainda oferece diversos benefícios medicinais.
5
Fitas clareadoras
Nada disso dá certo para você ou o resultado que você busca precisa vir rápido? Já existem nas farmácias kits de clareamento dental para fazer em casa. Geralmente são umas fitinhas embebidas em gel clareador, que você fixa na superfície dos dentes e aguarda alguns minutos para que elas façam efeito. Eu já usei algumas vezes e achei o resultado excelente, mas percebi que com o passar do tempo, isso deixou meus dentes muito sensíveis, portanto converse com o seu dentista antes de realizar procedimentos abrasivos e tenha certeza de que é a melhor opção para você.