Moda e Beleza

As 5 melhores maneiras de esconder e tratar a acne

Por Karen Bachini

Apareceu uma espinha bem no dia que você tem uma festa?

As 5 melhores maneiras de esconder e tratar a acne

Quem nunca ficou arrasada com uma espinha dolorida no cantinho do nariz que apareceu na manhã de um dia especial?

Parece que elas adivinham quando estamos ansiosas para algum evento e surgem para estragar tudo (no caso das mulheres mais dramáticas, claro, rs)!

Na verdade, as espinhas “adivinham” mesmo. Quando estamos muito tensas ou ansiosas, nossos hormônios sofrem alterações. Então, quanto mais nervosas estamos para algum acontecimento, maior a chance das espinhas aparecerem. Isso quando já estamos mais velhas.

Nas crianças e nos adolescentes essa mudança na pele acontece com uma frequência muito maior - as taxas hormonais sofrem mais variações e isso causa muita acne. Por isso, é normal que eles fiquem cheios de espinhas e mais normal ainda é essa fase passar sozinha (nesse caso o mais indicado é ter paciência, porque uma espinha espremida pode virar uma mancha na pele por muitos anos).

O mais recomendado para que a acne desapareça é protegê-la do sol, evitar tocá-la e minimizar o uso da maquiagem durante o período em que ela estiver inflamada, para que a pele respire melhor... Mas tem dias que isso é impossível né?

Como esconder e tratar uma espinha:
1
Fluido secativo
Muitas marcas lançaram fluidos que prometem secar espinhas em um curto espaço de tempo. No começo eu achei que não funcionava, mas já testei 3 marcas e percebi que eles realmente podem salvar vidas! Dependendo do tamanho e do grau de inflamação da sua espinha, alguns resolvem o problema em apenas um dia, basta aplicar algumas vezes o fluido na região da espinha, com a pele limpa e sem maquiagem. Quando aparece alguma espinha em um dia que tenho algum compromisso mais especial a noite, deixo o fluido do lado do computador... fico trabalhando e sempre que lembro, aplico!
2
Água termal
Uma espinha pode aparecer por dois motivos: problemas hormonais ou algum desequilíbrio na nossa pele, que pode ser causado por um produto novo que incluímos na nossa rotina de cuidados faciais. Se o problema for com seus hormônios, vai levar algum tempo para que você consiga um reequilíbrio. Mas se você começou a usar algum hidratante ou adstringente novo, a sua pele pode estar precisando de nutrientes. Uma forma de fazer essa reposição é usar a água termal, assim você evita hidratantes e qualquer outro tipo de produto que possa irritar a pele, deixando-a hidratada e longe de cosméticos que possam agravar o problema.
3
Sabão neutro
Quando a nós estamos com acne, principalmente quando ela está inflamada, nossa pele fica mais sensível. Muita gente tem ideias mirabolantes para tentar neutralizar o problema, mas a melhor opção ainda é lavar o rosto com um sabão neutro, sem álcool e outros ingredientes que proporcionam refrescância na composição. Assim você vai limpar a pele sem agredi-la, o que faz com que as espinhas cicatrizem mais depressa. Outra coisa que não pode - em hipótese alguma - é esfoliar! Muita gente acha que esfoliando a espinha, ela vai abrir e secar. No entanto, esse processo é muito destrutivo para a pele, pode causar feridas e, com certeza, só vai piorar a inflamação - além de correr o risco de deixar sua pele manchada para sempre.
4
Capriche no corretivo
Muitas pessoas pensam que quando estamos com acne devemos usar a base de maior cobertura possível, mas isso só deixaria a maquiagem pesada e dificilmente esconderia totalmente o problema. O que eu recomendo é que você use a base que está acostumada e se dedique na aplicação do corretivo. Desta forma, você aplica mais produto apenas onde é necessário e deixa a sua maquiagem mais natural. Para esconder a acne com o corretivo, os mais cremosos são indicados: aplique um pouco de produto em um pincel e dê leves batidinhas na região, para que o corretivo cubra melhor a espinha. Dificilmente você vai achar que ficou perfeito porque sabe que a espinha está ali.
5
Evite maquiagens com efeito matificado
Quem tem pele oleosa geralmente detesta essa dica - eu também tenho e estou acostumada a usar apenas maquiagens com efeito matificado para controlar melhor a oleosidade, principalmente na zona T (testa, nariz e às vezes, o queixo). Porém, se a gente usar o fluído secativo e todas as maquiagens mais sequinhas que estamos acostumadas, a nossa espinha vai parecer camuflada na hora e, momentos depois, ela vai aparecer na maquiagem porque a pontinha dela vai ficar seca, o que deixa a pele muito feia. Nesses dias, dê preferência a produtos mais hidratantes ou borrife água termal de tempos em tempos por cima da maquiagem. Se tratando de acne, não existe milagre, mas dá para atenuar a aparência das espinhas e ainda deixar a maquiagem muito natural!