Moda e Beleza

Cabelo pede cuidados extras no verão

Eles sofrem com a combinação sol, praia, piscina e muito calor. Por isso, confira dicas de como mantê-los lindos e saudáveis nesta temporada

Cabelo pede cuidados extras no verão

Tudo muito lindo, tudo colorido, mas o verão não é tão bonzinho assim com seus cabelos. A sua vida pode até ficar mais alegre, mas a das suas madeixas pedem cuidados extras que, na maioria das vezes, passam despercebidos e comprometem a saúde e a beleza dos fios.

O porquê do vilão

Tudo começa com o excesso de exposição ao sol. “A radiação ultravioleta (UV) emitida pela luz solar atinge os fios e os danifica da mesma forma que danifica a pele. Os raios são responsáveis pelo ressecamento dos fios, que ficam quebradiços e sem brilho”, explica Bruno Valentim, da Ophicina do Cabelo, do Rio de Janeiro.

Além disso, caso você tenha o cabelo colorido artificialmente, o sol pode ajudar a deixar a tonalidade mais desbotada. Além dos raios solares, entram em cena o sal do mar e o cloro da piscina, que ressecam, sensibilizam os fios e deixam suas escamas todas abertas.

Temporada das loiras

Mais do que o clima e rituais que prejudicam os fios, a temporada também é conhecida como a estação dos loiros. Os termômetros sobem e os cabelos clareiam. Os salões ficam lotados! A opção mais pedida são as luzes, que são feitas descolorindo parte dos fios.

O problema é que, depois de descoloridos, eles ficam ainda mais sensíveis e sujeitos aos danos do verão. Não é raro ver alguém com as pontas dos fios loiras e parecendo uma palhinha, não é? Por isso, se um cabelo natural já requer atenção, um descolorido requer o dobro!

Cuidados obrigatórios

“Para solucionar os eventuais danos, recomendo uma hidratação profunda por semana. Além disso, é interessante cortar três ou quatro dedos do comprimento quando verão acaba, para tirar as pontas secas”, aconselha Bruno.

E, no dia a dia, é imprescindível usar protetor solar nos fios. Parece frescurinha, mas não é! Se não tiver, use um leave-in com proteção, além de xampu e condicionador próprios para a estação.

Xô, oleosidade

Quem tem cabelo oleoso sabe que, em dias quentes, o brilho dele parece triplicar. Mas não se desespere. Evite esfregar demais o couro cabeludo na hora da lavagem. Faça apenas uma massagem para não estimular as glândulas sebáceas. Evite também o secador, não passe nenhum hidratante na raiz e tenha sempre à mão um xampu a seco, que elimina o brilho e, de quebra, ainda dá um volumezinho extra bem-vindo.

Rotina ideal

Todo mundo sabe que nas férias e nos finais de semana de descanso, quando dá para aproveitar bem a praia e a piscina, bate uma certa preguiça de manter uma rotina cheia de regras. Mas ela é necessária e nada complicada:

  • Aplique sempre um filtro solar nos fios antes de se expor ao sol.
  • Lave os cabelos com água doce assim que sair do mar ou da piscina, para tirar o sal e o cloro.
  • Tome banhos mornos ou frios em vez de quentes, para não ressecar ainda mais.
  • Na lavagem, use produtos específicos para a estação.
  • Penteie os fios com um pente de madeira (que elimina o frizz e tende a quebrá-los menos).
  • Nunca prenda os cabelos ainda molhados, pois isso pode gerar quebra e até a formação de fungos no couro cabeludo.
  • Use um hidratante noturno para complementar a nutrição.