Moda e Beleza

Com que roupa eu vou?

O dress code indica os tipos de roupas que devem ser usadas em cada ocasião. Saiba quais são para não errar nos próximos eventos

Com que roupa eu vou?

Muito se fala em dress code (em tradução livre, código do vestuário), mas poucas pessoas sabem, de fato, o que ele significa. Na verdade, entendê-lo é bem fácil do que parece.

"Nada mais é do que adequar um look ao estilo de determinado evento ou ocasião. Ele não varia com o sexo ou com a idade, mas deve estar sempre adequado à silhueta ou estilo da pessoa", explica Mayara Belau, professora de moda da escola Sigbol Fashion.

Sendo assim, cada ocasião tem um dress code, que geralmente vem especificado no convite ou no Save the Date. São quatro as variações, desmistificadas aqui para você acertar em cheio na próxima ocasião.

Traje esporte

É o visual natural para o dia a dia, ideal para almoços, exposições, festas infantis etc. Para este look, pode apostar em calças jeans capri, sapatilhas e/ou sapatos baixos e t-shirt de malha com suéteres em cores da estação. Aqui o algodão, a malha e o tricô são adequados.

Vestidos curtos, na altura do joelho, com estampas florais, listras e bolinhas são boas pedidas também. Esse traje pede cores mais claras, em tons pastel. Nos pés, pode combiná-lo com salto (não tão altos) ou sapatilha. Lembre-se de que a ocasião pede saltos médios e mais grossos.

Na hora de optar por saias, nada de muito justas ou curtas. Prefira os modelos plissados e balonês, por exemplo. Macacões estão liberados, desde que não sejam muito largos, estilo bag.

Como o traje esporte é para o dia, deixe o brilho e as cores escuras para a noite, como os paetês.

A dica para acessórios é que sejam discretos. Preste atenção nas cores e, assim como nas roupas, evite os muito brilhantes e com pedrarias escuras.

Para homens, calças jeans, camisetas pólos e sapatênis compõem bem o look.

Traje esporte fino

Também chamado de Passeio ou Tenue de Ville, trata-se de um look mais elaborado do que o esporte, com um toque de formalidade. Ele geralmente é indicado para idas ao teatro, apresentações, jantares e outros eventos um pouco mais formais.

Aposte em calças com modelagens mais estruturadas e alfaiataria, blusas de seda, terninhos, tailleurs, sapatos ou sandálias de salto e joias minimalistas.

Aqui, o comprimento das saias pode ser mais curto e até mais justinho que no traje esporte, já que o look pede peças mais estruturadas. Os saltos já podem ser mais altos e finos, e os sapatos, com acabamentos mais nobres, como verniz, couro de animais etc.

Quanto às cores, como esse look costuma ser usado à noite, pode abrir a cartela e apostar nas mais escuras, como preto, bordô e azul marinho, entre outras opções.

Homens podem apostar em camisas sociais, ternos e blazers. Calças jeans, só se forem modelos tradicionais - dispense calças bags, por exemplo.

Traje social

Esse traje, também conhecido como Passeio completo, é totalmente formal, usado em eventos como casamentos, comemorações oficiais e coquetéis. Ele pede vestidos longos ou em tamanho mídi, com decotes, brilhos, transparências ou fendas mínimas.

Como o dress code deve combinar com o estilo da pessoa, uma dica é se vestir de acordo com a sua idade e ocasião. Por exemplo, a mãe dos noivos não deve usar fendas ou decotes acentuados. Apesar da roupa ser mais elaborada, ela não deve perder a discrição. 

Os tecidos dessas roupas devem ser mais nobres, como seda, tafetá, organza e tule. A ocasião pede sapatos com saltos mais altos e também mais finos, dispensando plataformas.

Para os acessórios, aposte em bijuterias finas, joias e semijoias. Pérolas e pedrarias são bem-vindas. E não esqueça a regra para as cores, que é bem fácil: de dia, mais claras, e à noite mais escuras - mas você pode mesclar as duas.

Prefira bolsas pequenas, como clutches e carteiras, todas sem alças. No frio, as pashminas e echarpes podem completar o look.

Homens têm menos opções, mas também menos chances de errar: terno e sapatos escuros, gravata social e camisa.

Traje Black-tie

Tenue de Soirée, Rigor ou Black-tie, não importa! Esse é o dress code mais requintado e se resume basicamente a vestidos longos para as mulheres e smoking para os homens!

Se o evento for aberto e estiver calor, você até pode lançar mão de vestidos mídi e cores mais claras, mas esse dress code pede cores mais fortes. É específico para casamentos (caso faça parte da cerimônia), bailes e premiações.

Mulheres podem apostar em vestidos com bordados, pedras preciosas, joias e sapatos de salto altíssimo. Aqui não se encaixam calças, saias ou tailleurs. O black-tie também abusa da sensualidade, sendo permitido usar fendas e decotes mais profundos - contanto que seu estilo e forma física permitam.

Nesses looks, os acessórios são indispensáveis e você não precisa se preocupar com o tamanho: pedrarias, brilhantes e pedras preciosas caem muito bem, nas mais diferentes proporções.

Se estiver frio, você também pode lançar mão de pashminas. Casacos de pele são uma boa pedida mas, no clima tropical do Brasil, devem ser usados com bastante moderação (uma vez ou outra).

O cabelo ganha mais atenção e a regra é que seja feito um penteado bem estruturado. Em algumas ocasiões, pode usá-lo solto, desde que esteja bem penteado.

(Foto: Getty Images)