Moda e Beleza

Como escolher um xampu?

Por Karen Bachini

Com tantas opções nas prateleiras, fica difícil decidir na hora de comprar um novo produto

Como escolher um xampu?

Para mim, um dos momentos mais confusos do mundo da beleza é quando um xampu acaba. Quem nunca foi na farmácia e ficou chocada com a quantidade de opções diferentes disponíveis, né?

A variedade de produtos para cabelo é muito grande e não para de crescer. Por isso, sempre que preciso comprar alguma coisa nova, fico uns bons minutos encarando todos os rótulos e comparando as suas diferenças.

Eu sou filha de cabeleireira, então, essa paixão por itens para o cabelo começou muito cedo, bem antes da maquiagem. Apesar disso, até hoje considero a compra de produtos capilares um jogo de acerto e erro - afinal, leva tempo até a gente encontrar produtos que realmente gostamos e, muitas vezes, depois de usá-los por algumas semanas, enjoamos e começamos toda essa procura novamente.

Hoje em dia, depois de experimentar tanta coisa para resenhar no meu blog, eu tenho alguns truques.

Reparo em alguns fatores na hora de comprar um xampu e, por conta deles, eu consigo ter uma noção de que estou fazendo a escolha certa ou não.

Quer saber o que levar em consideração na hora de comprar um novo produto? Confira as dicas abaixo!

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para comprar o xampu correto
1
Textura
A primeira coisa que eu avalio na hora da compra é a textura. Isso costuma fazer diferença no quanto o produto rende ao ser aplicado. É que, sem diluir, fica difícil de espalhar um xampu muito consistente ou em gel, por exemplo. Os meus favoritos são as versões em barra, que parecem sabonete e fazem bastante espuma! Mas na hora de comprar os líquidos, eu procuro os mais fluidos.
2
Cor
Uma forma eficiente de saber mais sobre um xampu antes de testá-lo é reparar na sua coloração. Produtos transparentes limpam mais e são indicados para cabelos oleosos, enquanto os com fundo turvo limpam com mais suavidade e são recomendados para quem tem cabelos secos.
3
Propriedades
No rótulo de todos os produtos para cabelo está escrito qual a indicação deles. Alguns dão brilho, outros prometem diminuir queda, reparar problemas nas pontas... Varia muito! Eu acho que esse tipo de benefício, muitas vezes, só funciona caso o condicionador faça dupla com o xampu, porque daí o tratamento vai ser plenamente aplicado da maneira como a marca o idealizou. Então, se você realmente quiser testar algum xampu com benefício especial, compre o condicionador que combina com ele.
4
Sal
Provavelmente você já conheceu alguém que não usa xampus com sal, alegando que fazem mal para o cabelo. Esse é um mito que surgiu porque as pessoas associam o sal da fórmula dos produtos ao da água do mar que, quando associado a todas as outras substâncias encontradas no oceano, realmente estraga os fios depois de um contato prolongado. Porém, o sal sozinho só faz mal ao nosso cabelo quando muito concentrado na fórmula do xampu, o que não acontece na maioria das marcas. Ele geralmente faz parte da composição apenas para dar consistência. Na verdade existem xampus esfoliantes à base de sal marinho que são excelentes, prova viva de que o sal não é exatamente um vilão para os fios.
5
Preço
Muitas vezes caímos no erro de achar que os produtos mais caros são sempre melhores, mas xampu é um exemplo ótimo para mostrar que isso não faz sentido! Existem muitas opções neutras e de qualidade que custam pouco. E, sinceramente, eu acho que vale mais a pena investir no condicionador e comprar um xampu mais em conta, a não ser que você tenha algum problema no couro cabeludo ou precise usar produtos específicos indicados por dermatologistas. Caso esse não seja o seu caso, provavelmente seu médico mesmo vai te indicar um produto acessível e perfeito para as suas necessidades.