Moda e Beleza

Como fazer a maquiagem durar em dias quentes

Por Karen Bachini

Você adora o verão, mas detesta como a sua maquiagem fica ao longo do dia? Confira algumas dicas para arrasar no visual, mesmo com o maior calor

Como fazer a maquiagem durar em dias quentes

A nossa pele muda muito ao longo da vida por diversos fatores, como variação na taxa hormonal, a qualidade do ar na cidade em que vivemos, a nossa alimentação, medicamentos que tomamos, dentre muitos outros.

Mas se tem um acontecimento que faz todo mundo mudar a rotina de cuidados faciais, sem dúvidas, é o verão.

A minha pele é bem oleosa, como a da maior parte dos brasileiros. Então, nos dias frios, em que naturalmente ela resseca um pouco, eu me sinto linda com pouquíssima maquiagem.

O make, por sua vez, dura o dia inteiro sem grandes esforços e retoques. Afinal, com a produção de óleo controlada e pouca transpiração é muito mais fácil tudo ficar no lugar.

Porém, o calor está chegando com tudo e pode ser uma tarefa difícil se maquiar e, principalmente, manter a maquiagem do jeitinho que gostamos.

Por isso, separei algumas dicas que eu aprendi trabalhando como maquiadora e até hoje me ajudam quando viajo para lugares quentes ou preciso sair de casa em dias de muito sol!

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para se maquiar no verão
1
Cuidados
Acho que nos dias quentes, mais importante do que qualquer maquiagem, é a rotina de cuidados com a pele. Muitas vezes essa rotina não é alterada para suavizar o tamanho dos poros e controlar a oleosidade, fatores que costumam atrapalhar no verão. Então procure utilizar produtos que realmente atendam às suas necessidades e a sua maquiagem estará sempre linda - sem falar que você precisará se maquiar muito menos também, para ficar com a aparência que mais gosta.
2
Refresco
Antes de começar a maquiagem, por mais que você esteja com pressa, tire uns minutinhos para refrescar a pele. Isso vai fazer com que os produtos fixem melhor e tenham um acabamento mais bonito. Lave o rosto, aplique água termal ou até mesmo massageie a face com um cubo de gelo. Parece um detalhe bobo, mas faz toda a diferença!
3
Primer
Muitas pessoas mal sabem para que ele serve, mas o primer é fundamental para que a sua maquiagem dure o dia inteiro sem derreter ou acumular nas linhas do rosto. Algumas marcas oferecem até benefícios, como proteção solar, correção de tons e disfarce dos poros. Por isso, antes de aplicar base, corretivo e qualquer outra coisa que faça parte da sua maquiagem, use um bom primer e dê atenção especial a regiões do rosto em que a oleosidade costuma aparecer primeiro.
4
Produtos
Talvez você já tenha percebido que alguns produtos que adora usar no inverno não são tão eficientes assim nos dias quentes e vice-versa. Isso é normal! No verão, dê preferência para produtos que ofereçam acabamento matificado e fórmulas à prova d’água. Assim, mesmo quando a oleosidade e o suor surgirem, você ainda estará em vantagem!
5
Camadas
Tente usar menos maquiagem! Isso pode parecer difícil, quase impossível, mas da mesma maneira que usamos roupas mais leves no calor para que o corpo respire, nossos poros também precisam de um descanso para respirar. Será que você realmente precisa usar base? Será que você realmente precisa usar pó? Quanto menos maquiagem usar no calor, mais bonito será o resultado final. Diante disso, tente eliminar etapas e ressaltar a sua beleza natural!