Moda e Beleza

Como fazer o esmalte durar mais nas unhas

Por Karen Bachini

Cansada de fazer as unhas e ver seu esmalte descascar nas ocasiões mais importantes?

Como fazer o esmalte durar mais nas unhas

Acho que toda mulher que pinta as unhas já passou por isso pelo menos uma vez na vida: faz a unha com todo o capricho, em casa ou na manicure, para estar perfeita em um grande dia. Daí é só uma questão de tempo até olhar para as mãos e ver que não adiantou nada, porque o esmalte descascou inteiro e era melhor ter ficado sem ele, né?

Eu já passei por isso várias vezes, mas tantas vezes, que fiquei muito tempo sem pintar as unhas. Porém, com tantos lançamentos legais e esmaltes lindos por aí, resolvi dar uma segunda chance.

Para que isso funcionasse, pesquisei bastante sobre diversas formas de fazer com que durassem mais nas unhas, para que pintá-las uma vez por semana seja mais do que suficiente. Descobri nessa pesquisa, que quando se trata do esmalte não descascar, são detalhes que fazem a diferença.

Testei várias dicas legais, algumas que não funcionaram e outras que estou usando até hoje. Quer saber quais são elas? Confira a lista abaixo!

(Fotos: Acervo pessoal)

5 dicas para o esmalte durar mais
1
Limpe
Na tentativa de deixar a cutícula bem hidratada, acabamos passando vários creminhos nas mãos durante a manicure, o que é ótimo para deixar as mãos macias. Porém, diminui muito a fixação do esmalte, portanto tenha certeza de que as suas unhas estão completamente limpas, secas e sem resíduos de outros produtos antes de começar a esmaltar.
2
Arredonde
As tendências para unhas agora vão além dos esmaltes e os formatos ganharam importância na moda. Unhas pontudas como garras ou as mais ovaladas e até as quadradas dão um visual incrível às mãos, mas para que o esmalte dure bastante tempo, o ideal é manter as unhas curtas e com os cantos arredondados, lixando com bastante cuidado para que não sobrem rebarbas.
3
Base
Quando estamos com pressa nos esquecemos dela, mas a base é fundamental para que o esmalte tenha uma boa duração na unha e, principalmente, para que alguns pigmentos coloridos não deixem manchas em sua superfície. O ideal é aplicar uma camada generosa e esperar que ela seque completamente para começar a esmaltar.
4
Coberturas
Escolher a cor certa também pode ajudar a fazer o seu esmalte durar mais tempo nas unhas. Geralmente cores claras e cremosas, como branco e amarelo, descascam mais rápido. Já esmaltes vermelhos, rosas e roxos costumam durar mais. Outra alternativa para quem precisa de duração prolongada é usar esmaltes com glitter, já que eles dificilmente descascam e quando isso acontece não é tão perceptível.
5
Acabamento
Usar um top coat ou extra brilho também é fundamental para que o esmalte dure bastante e fique bonito por muito mais tempos nas unhas. Na hora de escolher, prefira as opções com acabamento em gel, que além de deixarem as unhas muito brilhantes, formam uma película que protege o esmalte e evita que ele descasque... Sem falar que seca rapidinho!