Moda e Beleza

Como ficar ainda mais bonita durante a gravidez

Por Karen Bachini

Você morre de medo que estrias, inchaços e ressecamentos estraguem alguns dos meses mais especiais da sua vida? Confira as dicas e saiba como evitá-los

Como ficar ainda mais bonita durante a gravidez

Quem nunca se pegou imaginando como vai ser estar grávida do primeiro filho? Ou melhor: quantas de vocês estão vivendo isso agora mesmo, ou acabaram de passar por essa fase? Eu ainda não sou mãe, mas penso muito nesse momento, porque além de ser algo muito especial, muitas transformações acontecem no nosso organismo.

No quesito beleza, a natureza dá uma forcinha extra e os hormônios fazem com que o nosso cabelo cresça mais rápido e mais forte, enquanto unhas ficam mais brilhantes e os seios mais firmes. Mas claro que durante toda a gestação, muitos cuidados também precisam ser tomados, afinal algumas substâncias importantes para o funcionamento do nosso corpo são alteradas durante os 9 meses da gravidez.

Quer saber como ficar ainda mais linda por todo esse período e ainda prevenir problemas futuros com a mamãe e o bebê? Confira a lista abaixo!

(Fotos: Acervo pessoal)

5 dicas para se cuidar durante a gravidez
1
Cabelos
Para as que são adeptas do visual natural, a noticia é boa! Por causa a progesterona liberada durante a gravidez, os cabelos ficam brilhantes, crescem mais rápido e aparentam mais volume também, portanto não há muita preocupação com hidratações. Já para quem pinta os fios, a tintura infelizmente fica proibida. Alguns médicos liberam luzes, mas isso varia de acordo com cada caso. No dia a dia, a dica é evitar produtos com fragrâncias fortes e preferir os hipoalergênicos, já que a sensibilidade da pele aumenta durante a gestação.
2
Rosto
Definitivamente uma das maiores reclamações das minhas amigas que já tiveram filhos eram as manchas que surgiam na pele durante a gravidez. Isso pode acontecer por causa do aumento da produção de melanina no nosso corpo ou ainda da falta de proteção solar, já que a pele fica mais sensível nesse período. Use sempre os fatores de proteção mais altos e hidrate a pele antes de dormir, preferencialmente com cremes hipoalergênicos. Caso você use algum produto anti-idade, converse com o seu médico sobre a composição dele - por mais que pareça algo inofensivo para você, afinal alguns componentes da fórmula podem fazer mal ao bebê.
3
Mãos
Você já percebeu que a palma das mãos das mulheres grávidas está sempre vermelha? Isso acontece por causa de uma disfunção vascular, mas geralmente tudo volta ao normal algumas semanas após o parto, então não se preocupe quanto a isso. Mas preste atenção especial às unhas e cutículas, porque a pele fica muito mais fina durante a gestação e como a imunidade da mulher cai durante esse período, qualquer machucadinho pode virar uma inflamação. Evite tirar as cutículas e hidrate-as com mais frequência. Os esmaltes estão liberados, mas converse com seu médico na hora de escolher um removedor.
4
Pernas e pés
No fim da gestação são eles que mais sofrem, sobrecarregados com um peso que não estão acostumados. Portanto, evite passar muitas horas em pé e descanse o máximo que puder com as pernas para o alto. Com a retenção de líquidos é normal ficar inchada, mas tente suavizar isso com massagens e talvez até mesmo com drenagem linfática, já que geralmente os médicos liberam esse procedimento após o segundo trimestre da gestação. Antes de dormir capriche na hidratação dos pés e durante o dia prefira sapatos mais largos. Esqueça as sandálias (ainda que rasteiras), pois elas podem facilitar o surgimento de rachaduras nos calcanhares. Uma boa dica é tornar a visita a pedicure algo mais frequente, afinal quanto mais a barriga crescer, mais difícil será cortar as unhas.
5
Seios e barriga
No dia a dia acabamos nos esquecendo de hidratar essas partes do corpo, porém, na gravidez, o cuidado é essencial! A pele dos seios e a da barriga é fina e sensível, e qualquer extensão do tecido pode causar estrias. Capriche na hora de aplicar óleos de banho e não se esqueça dos hidratantes, principalmente os que possuem elastina na fórmula.