Moda e Beleza

Como preparar o cabelo para o verão

Por Karen Bachini

Bateu a vontade de mudar o visual na época mais quente do ano? Confira alguns cuidados necessários para ter fios lindos e saudáveis em qualquer estação

Como preparar o cabelo para o verão

De tempos em tempos todo mundo quer mudar a cor do cabelo, o corte, o penteado... Qualquer coisa para dar uma renovada no look. Mas parece que, quando as férias vão chegando e o Natal começa a dar as caras, essa vontade se multiplica, né?

Comigo é assim e com muitas das minhas amigas também - em dezembro os cabeleireiros devem trabalhar muito (rs). Sou da teoria de que todas as mudanças são legais, mesmo que a gente se arrependa e volte ao antigo visual algum tempo depois.

Acho toda transição interessante, afinal além da diversão de estrear um novo visual por aí, dessa forma nos conhecemos melhor e acabamos descobrindo o que realmente combina com a gente.

Porém, será que o verão é realmente a melhor hora para mudar o cabelo? Tudo depende do seu estilo de vida e de quanto você está disposta a cuidar da saúde dos fios.

Então confira as dicas abaixo e tire as suas próprias conclusões antes de escolher o visual da próxima estação!

(Foto: Arquivo pessoal)

5 dicas para preparar o cabelo para o verão
1
Coloração
Pintar o cabelo é uma das maneiras mais fáceis de mudar os fios sem que eles sofram tanto no processo. Mas se você lava muito o cabelo ou passa muito tempo no mar ou na piscina durante o verão, deve ter cuidado na escolha da cor. Tons avermelhados e cores fantasia, por exemplo, desbotam rapidamente e precisam de retoques com muito mais frequência. Então prefira nuances mais naturais ou utilize produtos que protegem a cor dos fios diariamente.
2
Descoloração
Muitas pessoas gostam de tons loiros no verão - é a temporada onde mechas, luzes e californianas mais fazem sucesso. Porém, é também a época do ano mais complicada para recuperar a saúde do cabelo depois do processo de descoloração, afinal, lavagens excessivas, cloro e água salgada ressecam bastante os fios. Por isso, converse com o profissional que cuida do seu cabelo e encontrem juntos a melhor maneira de descolorir e recuperar os fios. Conte sobre a sua rotina e seja realista sobre os cuidados que terá depois do processo.
3
Alisamentos
Eu geralmente sou contra procedimentos químicos que mudam a forma do cabelo, porque acredito que a beleza natural dos fios sempre harmoniza melhor com as formas do nosso rosto. Acho que tudo é uma questão de costume. Mas vejo muita gente que deixa de curtir praia ou piscina porque não quer estragar a escova do cabelo ou não se sente bem com o aspecto dele ao secar naturalmente. Em casos assim, mesmo com os cuidados necessários para recuperar a saúde dos fios, talvez o verão seja mesmo um ótimo momento para alisar o cabelo, desde que todo processo seja feito com um profissional e todas as recomendações feitas por ele sejam seguidas à risca, claro!
4
Corte
Cortar o cabelo é sempre uma boa ideia. As pontinhas ressecadas saem e ele fica mais forte e mais bonito. No entanto, no verão precisamos ter mais cuidado na hora de escolher um novo comprimento, pois muitas vezes a melhor forma de aliviar o calor é prendendo os fios e alguns cortes não permitem isso. Se você tem costume de deixá-los sempre soltos, isso não tem importância. Mas se você adora penteados e quer continuar usando-os, deixe isso claro ao sentar na cadeira do cabeleireiro e, se necessário, faça alguns testes antes de começar o corte.
5
Hidratação
Na hora de hidratar o cabelo não tem muito segredo, afinal de contas é de hidratação que os fios mais precisam. No verão, se você tem cabelo normal ou oleoso, dê preferência à frequência, não potência. É que os produtos mais fortes geralmente são os que deixam o cabelo mais pesado. Muitas vezes é melhor para o aspecto dos fios trocar o condicionador do dia a dia por uma máscara de hidratação leve, ao invés de aplicar produtos à base de óleo ou ceras semanalmente. Dessa forma o cabelo fica leve e soltinho, mesmo nos dias mais quentes!