Moda e Beleza

Conhecendo melhor os pigmentos para maquiagem

Por Karen Bachini

Supercoloridos, baratos e fáceis de usar, os pigmentos são uma ótima opção para renovar o seu nécessaire

Conhecendo melhor os pigmentos para maquiagem

Quando comecei a investir um pouco mais em maquiagem eles eram tudo o que eu queria e, sinceramente, até hoje fazem a minha cabeça!

Existe um mito de que se maquiar com pigmentos é extremamente difícil e exige truques muito profissionais, mas apesar de entender que pode dar um pouquinho mais de trabalho do que usar sombras convencionais, acho que eles compensam na versatilidade, afinal o produto vai muito além do que simplesmente colorir os olhos.

Quer tentar em casa? Confira as minhas dicas e prepare-se para começar uma coleção colorida e viciante!

(Foto: Acervo pessoal)

5 dicas para utilizar pigmentos:
1
Quantidade
Muitas marcas comercializam potes imensos de pigmento. É realmente bastante produto e muitas vezes pode parecer tentador. Porém, caso você não seja uma maquiadora profissional que use muito determinadas cores, o investimento não valerá a pena. Eu nunca usei um pigmento até o fim, nem os meus favoritos. Por isso, recomendo que você compre os menores possíveis e assim terá mais dinheiro e espaço para tonalidades diferentes.
2
Aplicação
Ao contrário das sombras convencionais, acho praticamente impossível aplicar pigmentos utilizando apenas os dedos como ferramenta. Você realmente vai precisar de pincéis para fazer o trabalho. De preferência, molhe o pincel antes de pegar o pigmento, assim ficará mais fácil de fazer a maquiagem e o produto não se espalhará por todo o seu rosto ou bancada de trabalho.
3
Duração
Sombras prensadas geralmente são formuladas para se fixarem com maior facilidade na nossa pele, mas por serem soltinhos, os pigmentos precisam de uma ajuda extra para que eles não saiam do lugar. O pincel molhado vai ajudar muito, porém, para garantir que a sua maquiagem fique linda por mais tempo, aplique um bom primer antes de começar com o pigmento. Na hora de escolher, opte por produtos mais viscosos, que seguram muito bem produtos em pó.
4
Diferenças
Muitas pessoas têm dificuldades na hora de diferenciar um pigmento de uma sombra. Geralmente, a apresentação do produto indica a sua finalidade. No geral, pigmentos são soltos e sombras prensadas. Porém, você também pode encontrar no mercado sombras em pó solto. Nesse caso fique de olho na formulação. Bons pigmentos costumam levar apenas produtos puros e coloridos em sua composição, portanto raramente causam alergias.
5
Customização
Está em busca do batom, blush ou esmalte dos seus sonhos? Faça em casa com pigmentos. Muitas mulheres usam esse tipo de produto apenas como sombra, mas por ser intensamente colorido, ele é perfeito para ser misturado a outros produtos. Um dos esmaltes que eu mais gosto é um azul bem intenso e brilhante, que eu fiz misturando pigmento com uma base incolor para unhas. O resultado é incrível, as cores são vivas e com um pouco de criatividade, dá pra fazer qualquer coisa!