Moda e Beleza

Dupes e primos: produtos com efeitos similares

Por Karen Bachini

Se apaixonou por um batom edição limitada? A sombra que você quer é mais cara do que você gostaria? Descubra como identificar produtos substitutos

Dupes e primos: produtos com efeitos similares

Na maquiagem, todos os dias novos produtos são lançados e cada vez mais as marcas conseguem fazer com que alguns itens se tornem objetos de desejo. Coleções especiais, embalagens de colecionador e até parcerias com artistas famosos, hoje em dia tudo vira make! Mas nem sempre dá para ter tudo isso, né?

Além do investimento financeiro que é preciso fazer para estar por dentro de todas as tendências e possuir todos os produtos queridinhos do momento, muitas vezes eles esgotam ou sequer são trazidos para o Brasil... E são nessas horas que precisamos improvisar!

As falsificações de maquiagem infelizmente já existem e precisam ser combatidas. Não só pela ilegalidade de alguém se apoderar de características de um produto que não lançou, mas também pelo risco que isso pode causar à nossa saúde, afinal são produtos que estão diretamente em contato com a nossa pele.

Por outro lado, as marcas estão cada vez mais conectadas, com a internet e as redes sociais fica fácil perceber que o batom mais querido e desejado de um desfile famoso rapidamente inspira versões mais acessíveis em outras marcas, estes são os chamados dupes ou primos. Assim com um pouco de pesquisa e alguns truques, você (quase) sempre vai conseguir encontrar a cor ou o efeito de um produto, em outro similar. Quer saber como?

Confira as dicas abaixo:
1
Batons
São os que as mulheres mais procuram similares, principalmente depois que a MAC começou a lançar coleções limitadas que esgotam em pouco tempo! O problema é que na hora de saber se um batom realmente se parece com outro, é preciso experimentá-lo, preferencialmente nos lábios, afinal a pigmentação da nossa pele pode alterar a cor final. Uma dica é pesquisar na internet antes de fazer a compra, já que as blogueiras e consumidoras de beleza costumam agrupar com a hashtag #dupe as amostras de cores parecidas em cosméticos.
2
Blush
Ao contrário dos batons, os blushes são mais fáceis de identificar na embalagem, então se você tiver uma boa foto do produto que deseja, fica fácil encontrar um parecido em lojas. Um exemplo é o Orgasm, da Nars, um blush que todo mundo ama e várias marcas (como Mary Kay, Milani, The Balm e Panvel) lançaram versões bem parecidas recentemente.
3
Máscara de cílios
Uma ótima dica para comparar as máscaras é ficar de olho no aplicador delas, já que na maior parte das vezes a tinta em si não faz tanta diferença assim. A textura é importante, mas os pincéis de borracha com cerdas curtas, por exemplo, quase sempre dão o mesmo resultado nos cílios. As diferenças causadas pela textura do produto costumam ser pequenas. Então se você não quer investir caro em uma máscara, mas gostaria de um resultado similar, procure alguma marca que ofereça um aplicador do mesmo modelo.
4
Esmaltes
Não é de hoje que a gente ouve falar que esmalte só mudas de nome, né? Talvez por isso seja o produto mais fácil de encontrar dupes, ou seja, acabamentos e cores similares em marcas diferentes. Nesse caso dá para ficar de olho só no vidrinho sim, mas dê preferência as marcas que você conhece, já que algumas oferecem acabamentos mais translúcidos que outras e isso dá diferença na cor do produto depois de seco na unha. Como esmaltes geralmente são produtos mais baratos e, muitas vezes, comprados por impulso, é muito comum ver marcas nacionais lançando rapidamente produtos que imitam tendências da moda internacional. Assim, com um pouco de paciência, você encontra a cor que quiser!
5
Misture
Você já tem vários blushes rosados e vários dourados, mas agora tudo o que você mais quer é um blush rosa com brilhos dourados? Faça misturinhas! Isso vale para todos os produtos: nem sempre precisamos investir em algo novo para ter um resultado diferente.