Moda e Beleza

Guarda-roupa metalizado

Peças dão um toque de brilho a mais em qualquer produção, principalmente no inverno, em que as roupas são mais sóbrias

Guarda-roupa metalizado

Nos últimos desfiles de moda, as peças metalizadas foram protagonistas nos looks. Elas são um pouco mais chamativas, a gente sabe. Porém, dão aquela levantada em qualquer produção. Quando tratamos do assunto, o dourado e o prateado são os primeiros a aparecerem em mente. Só que a tendência é ainda maior.

“Dourado, prateado, cobre e chumbo são os tons de metalizados mais vistos, mas também podem aparecer outros, com acabamento metalizado, como rosa, azul e verde”, conta Vanessa Akemi, personal stylist.

Dicas para combinar

Como tudo na moda (e na vida!), não há regra certa para acertar na produção. Cada uma se veste da forma que se sente bem, certo? Entretanto, se você tem dúvidas com os metalizados, o primeiro passo é tentar combiná-los com peças nude, opacas ou básicas, como o jeans.

“A dica é adotar com equilíbrio, utilizando só uma peça metalizada como se ela fosse a ‘cereja do bolo’”, comenta Camila Diniz, consultora de moda. Um exemplo inverso disso – não recomendado, diga-se – é combinar com peças de textura que denotam brilho ao mesmo tempo, como o couro. “Corre-se o risco de vulgarizar e perder a elegância do look”, alerta Camila.

As peças em textura metalizada são as mais variadas. Jaquetas, calças, saias, shorts, tricôs... Tem de tudo! Se gosta da ideia, vá em frente. Se você for do tipo que prefere peças mais discretas, pode investir em acessórios dentro dessa tendência ao invés das grandes peças.

Vale para bolsas, sapatos, cintos e bijus metalizadas. Além disso, maquiagem e esmalte podem entrar na onda também. Só evite usar tudo ao mesmo tempo, ok?

Vai aparecer

Detalhe importante: metalizado chama a atenção, é fato. Por isso, Camila aconselha a evitar peças desse tipo em partes do corpo que a pessoa não deseja dar ênfase, como uma saia quando se deseja esconder um pouco os quadris. “Por ser brilhante, ele acaba dando a impressão de que a mulher está mais ‘cheinha’”, acrescenta Vanessa.

Engana-se quem acha que, pelo brilho das peças, os metalizados só podem ser usados à noite. “Podem ser adotados tanto no dia a dia como em ocasiões festivas. Só não são muito recomendados para ambientes de trabalho, principalmente os formais”, aconselha Vanessa.

Misturar os estilos das peças, além das cores e texturas, é uma boa pedida para harmonizar o metalizado. Vale misturar com estampas variadas (que tal um animal print?) ou com t-shirts mais despojadas, que tiram o “peso” glamouroso do metalizado.

Só tome cuidado quando quiser usar mais de um tom de metalizado no mesmo look. Proibido, não é. Mas precisa de um toque a mais de ousadia e de um ambiente que comporte isso. Se você chegou a uma combinação harmônica de tudo isso, fique à vontade!