Moda e Beleza

Make e cabelo para os meses frios

Quer saber o que está em alta nesta estação? Experts dão dicas para você arrasar na produção

Make e cabelo para os meses frios

Assim como acontece com as roupas, as tendências para cabelo e maquiagem também mudam a cada nova estação. É hora de renovar o look e investir no visual que combina com o friozinho. Saiba por onde começar...

Quando o assunto é cabelo, deixe de lado as extravagâncias e os excessos e invista em cortes mais descontraídos e menos estilizados. A palavra de ordem agora é naturalidade, mas sem perder a elegância, jamais!

O corte médio é o novo queridinho, e muitas variações são possíveis. O look da temporada tem o comprimento na altura dos ombros, a base é reta e mantém a mesma altura em toda extensão. “Conta com um discreto repicado nas pontas, apenas para proporcionar leveza e caimento perfeito”, descreve o hair stylist Cristhofer Glöe, do salão Blend.

Vale adotar uma franja lateral, usada em diagonal um pouco abaixo da sobrancelha. Mas se preferir deixa-la longa, também fica linda. “Além de elegante e atual, este corte permite uma finalização bem natural, sem aquela aparência de que você acabou de sair do salão, sabe?”, destaca Cristhofer.

Porém, se você não abre mão dos fios longos, sem problemas! Basta deixar o cabelo comprido, mas seguir a mesma finalização, com base reta e pontas repicadas, de forma que os fios tenham movimento e balanço.

Já as fãs do cabelo curto também podem ter um visual superatual e sensual. “A tendência é manter as laterais e parte de trás mais curtas, e deixar os fios do topo da cabeça mais longos.

O destaque fica por conta da franja, mais desfiada, e um pouco abaixo dos olhos”, explica Cristhofer.

O volume no alto da cabeça deixa o corte moderno e atual. Para finalizar, segredinho: aplique uma pomada, que define e destaca as mechas, e um spray seco, para manter o volume.

Tonalidades que iluminam

Nesta época, a pele tende a ficar mais abatida e pálida. Para dar um up, a saída é investir em variações que alegrem e iluminem a face. “As cores estão mais amadeiradas e beges, e tons de marrom frio e amanteigados são utilizados de várias formas. O acobreado mais claro, sem tanto brilho e com leve nuance dourada, também é tendência”, conta o expert.

Vale, ainda, apostar nas luzes e mechas para um visual mais sofisticado. “Mas as variações desses efeitos estão menos contrastantes. O ideal é que o efeito fique bem natural. As mechas são bem fininhas, tom sobre tom e sem marcações, com a raiz levemente mais escura. As californianas e o ombré hair também seguem essa tendência, devem ter um resultado discreto e suave”, alerta o hair stylist.

Make marcante e sedutor

Segundo a maquiadora Suzana Galante, também do Blend, a maquiagem da estação vem em tons quentes e fortes, e faz contraponto aos fios, bem naturais. Tome nota:

Pele: para um efeito radiante, é essencial que a pele esteja bem limpa e hidratada. Em seguida, aplique um primer cor de pele, um pouco de corretivo para disfarçar olheiras e imperfeições, e a base, no tom do seu rosto. Por fim, pincele o blush apenas nas maçãs do rosto, para deixar o resultado leve.

Dê um sorriso e, com um pincel, passe o blush na área ressaltada, do nariz até a raiz dos cabelos. “O tom do blush deve ser bem natural, apenas para dar um ar saudável e quebrar a palidez”, avisa Suzana. Cores como o nude, rosado, marrom, coral e pêssego ficam bem.

Olhos: sombras em tons de terracota, vanilla, dourado, marrom, café, ferrugem e bronze estão em alta. O destaque dos olhos, porém, fica por conta do delineador, com traçado gatinho. “A grande sacada, atualmente, é aplicar várias camadas de rímel, tanto em cima como nos inferiores ou até colocar cílios postiços”, ensina a maquiadora.

Sobrancelha: vale deixá-las bem marcadas, destacando-as com lápis ou sombra opaca preta ou marrom, para disfarçar eventuais falhas.

Lábios: cores fortes, marcantes e sensuais, como bordô, ameixa, vinho, café bem escuro, ficam superbem, desde que os olhos estejam discretos. “Para quem investir em olhos marcantes, o ideal é optar por batons menos ousados, como o nude e cor de boca”, ensina Suzana.

Quanto à textura, os batons chegam mais secos, e o matte é uma excelente aposta. “Mas como nesta época do ano a umidade do ar cai e a pele tende a ressecar, capriche ainda mais na hidratação dos lábios para conseguir um resultado realmente sedutor”, lembra a maquiadora.